Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1208
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do administrador de empresas: entre as diretrizes curriculares oficiais e o funcionamento real do currículo e da metodologia de ensino.
Autor: Rodrigues, Orlando Barbosa 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Machado, Ricardo
Segundo membro da banca: Guimarães, Walter Soares
Resumo: O presente trabalho trata da formação do administrador de empresas, analisando as práticas curriculares e as práticas de ensino de três instituições de ensino em suas interfaces com as Diretrizes Curriculares Nacionais e as demandas do mercado em relação ao perfil esperado do administrador. A pesquisa nasceu do desejo de se averiguar até que ponto o projeto pedagógico-curricular dos cursos investigados e as práticas pedagógicas dos docentes estão em conexão com o que está proposto nas diretrizes oficiais enquanto expressão da posição de especialistas na área.. Foi desenvolvida em três instituições de ensino superior, particulares, sendo duas do Estado de Goiás (uma de Goiânia e outra de Rubiataba, no interior do Estado) e uma do Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Para a realização do estudo de caso foram utilizados documentos referentes às diretrizes curriculares, aos projetos pedagógicos e grades curriculares, e aos planos de ensino dos professores. Na pesquisa de campo foram utilizados questionários e entrevistas dirigidas aos coordenadores de curso, professores e alunos. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise dos dados, foi possível identificar aspectos do funcionamento real do currículo e da metodologia do ensino que caracterizam cada uma das instituições e chegar a uma análise comparativa entre o que está estabelecido em termos de perfil desejado para a formação do administrador e sua efetivação no currículo e nas práticas pedagógicas em sala de aula. Os problemas mais comuns às três instituições foram: incongruência entre os objetivos declarados nos projetos e a efetivação do currículo e das práticas de ensino; quase ausência, em boa parte dos graduandos, de traços do perfil desejado de competências e habilidades, proposto nas diretrizes curriculares; prática docente eminentemente tradicional, tal como tem ocorrido nos cursos de administração; comportamento apático dos alunos nas aulas, desinteresse pela leitura, dificuldades com a escrita e com cálculos e baixas expectativas de êxito; falhas na coordenação pedagógica, resultando na pouca criatividade na discussão do projeto pedagógico e do currículo, e no desenvolvimento do trabalho pedagógico didático. Tais constatações levam à conclusão de que a formação do administrador nessas instituições ainda não atende às diretrizes curriculares e nem sequer às demandas mais atuais do mercado de trabalho. Constatou-se, todavia, sentimento de esgotamento do modelo tradicional de ensino e desejo de buscar práticas inovadoras. Alguns docentes ensaiam práticas inovadoras em currículo e práticas de ensino, em relação à formação de alunos mais reflexivos e críticos. A pesquisa conclui pela necessidade de envidar esforços para que tais práticas sejam disseminadas e discutidas a partir das associações de classe, das instituições formadoras e das equipes docentes.
Palavras-chave: Currículo
Ensino
Aprendizagem
Competências
Habilidades
Curriculum
Teaching
Learning
Competences
Abilities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Orlando Barbosa. A formação do administrador de empresas: entre as diretrizes curriculares oficiais e o funcionamento real do currículo e da metodologia de ensino. 2004. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1208
Data de defesa: 26-Out-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orlando Barbosa Rodrigues.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.