Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3089
Tipo do documento: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: GARANTIA DA SADIA QUALIDADE DE VIDA?
Autor: Fonseca, Sibelle da 
Primeiro orientador: Santos, Nivaldo dos
Primeiro coorientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Pasquali, Marilda Shuvartz
Resumo: As mediações entre meio ambiente, saúde e educação constituem o tema deste trabalho. A pesquisa envolveu 05 escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Goiânia, entrevistando-se, por intermédio de questionários com questões abertas, os 02 responsáveis pelas diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, 05 coordenadores pedagógicos, 07 professores e 40 alunos que cursam os 2º e 3º ciclos das escolas periféricas do município, situadas em áreas degradadas ou com precária infra-estrutura do entorno da cidade de Goiânia, no intuito de identificar as representações sociais sobre meio ambiente e verificar se o tema Educação Ambiental, da forma como vem sendo ministrado, suscita a participação dos jovens no controle da qualidade ambiental como garantia de uma sadia qualidade de vida. O direito de acesso à Educação Ambiental, garantido constitucionalmente, é respaldado pela Prefeitura de Goiânia, porém não se efetiva como uma prática. Nesse sentido, a pesquisa aponta a existência de outros fatores críticos para a implantação de uma educação diferenciada voltada para a formação de um cidadão atuante.
Abstract: The interfacing between the environment, health and education constitute the subject of this work. The research involved 05 elementary public schools of Goiania, conducting interviews (using questionnaires with open-ended questions) with those people in charge of educational directives with the Municipal Secretary of Education, 02 educational coordinators, 07 teachers and 40 students of the second and third levels, in schools located on the outskirts, in rundown areas or with decaying infrastructure, around the city, with the objective of identifying some social issues about the environment and verifying if the subject of Environmental Education, in the form it has been managed, encourages young people to participate in the control of environmental quality as a way of ensuring a healthy quality of life. The right to have access to Environmental Education, constitutionally guaranteed and supported by the City Hall of Goiania, however, is not put into practice regularly but the research indicates that other critical factors exist for the implementation of a differentiated education directed towards the formation of an active citizen.
Palavras-chave: educação ambiental
escolas da rede pública municipal de Goiânia
participação dos jovens
controle da qualidade ambiental
the environment
public schools of Goiania
youth participation
control of environmental quality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências da Saúde
Programa: Ciências Ambientais e Saúde
Citação: FONSECA, Sibelle da. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA: GARANTIA DA SADIA QUALIDADE DE VIDA?. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3089
Data de defesa: 18-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sibelle da Fonseca.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.