Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3234
Tipo do documento: Dissertação
Título: INTERAÇÃO ENTRE O TEXTO E O LEITOR: COMO SE COMPORTA O LEITOR NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DO TEXTO NO INSTANTE DA RECEPÇÃO.
Título(s) alternativo(s): Interaction between the text and the reader: the reader how it behaves in the construction of the text directions at the time of reception.
Autor: Oliveira, Valéria Marques de 
Primeiro orientador: Goncalves, Aguinaldo Jose
Primeiro membro da banca: Duarte, Osvaldo Copertino
Segundo membro da banca: Pinto, Divino José
Terceiro membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender o efeito estético da interação do leitor com a obra literária, com base na teoria do efeito estético de Wolfgang Iser. O texto apresenta os resultados da pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio, do Colégio Estadual Murilo Braga, da rede estadual de educação do Estado de Goiás. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a do Grupo Focal, por meio de observação direta intensiva e observação extensiva, com questionários contendo questões abertas, diário de campo e gravações de audiovisuais durante os encontros com os sujeitos voluntários. Os textos utilizados foram: o conto Eu estava ali deitado , de Luiz Vilela, extraído da obra No Bar (1984); a crônica Um domingo , de Paulo Mendes Campos, da obra O amor acaba (1999); os poemas [Cemitério] de bolso , de Carlos Drummond de Andrade, e Tudo , de Arnaldo Antunes, inseridos nas obras Fazendeiro do Ar (1954) e As Coisas (2000), respectivamente. A pesquisa de campo contempla três etapas principais: sensibilização, realização da proposta e a conclusão a partir da aplicação do questionário. A análise dos dados das atividades realizadas possibilita perceber o distanciamento dos sujeitos com experiências ligadas ao estético, considerando que se fez necessário repetir várias vezes a leitura dos textos. É preciso evidenciar que, após várias leituras, houve a interação do leitor com os textos, e o efeito estético foi ativado.
Abstract: This paper aims to analyze and understand the aesthetic effect of the reader s interaction with the literary work, based on the theory of the aesthetic effect of Wolfgang Iser. The paper presents the results of the research realized with High School subjects, from Colégio Estadual Murilo Braga, of the state system of education on the State of Goiás. The methodology used for the achievement of the study was the Focus Group through the intensive direct observation and the extensive observation, with questionnaires containing open questions, field diary, audiovisual recordings during the meetings with volunteer subjects. The texts that were used: the tale Eu estava ali deitado , by Luiz Vilela, extracted from work No Bar (1984), the chronicle Um domingo , by Paulo Mendes Campos, from work O amor acaba (1999); the poems [Cimitério] de bolso , by Carlos Drummond de Andrade, and Tudo , by Arnaldo Antunes, inserted in the works Fazendeiro do Ar (1954) and Tudos (1991), respectively. The field research includes three main steps: awareness, realization of the proposal and the conclusion from the application of the questionnaire. The data analysis of the activities performed enable to realize the subjects distance with the experiences linked to the aesthetic, considering that it was necessary to repeat several times the reading of texts. It is necessary to evidence that, after several readings, there was an interaction of the reader with the texts, and the aesthetic effect was activated.
Palavras-chave: Leitura
texto literário
efeito estético
leitor
Reading
literary text
aesthetic effect
reader
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: OLIVEIRA, Valéria Marques de. Interaction between the text and the reader: the reader how it behaves in the construction of the text directions at the time of reception.. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3234
Data de defesa: 16-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALERIA MARQUES DE OLIVEIRA.pdf3,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.