Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3235
Tipo do documento: Dissertação
Título: LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: Silva, Maria Raquel Gomes da 
Primeiro orientador: Machado, Lacy Guaraciaba
Primeiro membro da banca: Nascimento, Maria Teresinha Martins do
Segundo membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Resumo: Esta pesquisa tem como foco investigar a relação do leitor escolar com a biblioteca digital para acessar e manejar informações relevantes relativas à sua formação literária. Trata-se de um estudo caracterizado como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), numa abordagem dinâmica. A Antropopedagogia tem como objeto um processo educativo que envolve os princípios da Antropologia e os da Pedagogia. Daí, a proposta metodológica da pesquisa-ação do ato educativo em sala de aula junto à biblioteca, cuja interpretação dos dados leva em conta indícios, sinais e pistas na escola Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás-Brasil e seus espaços: sala de aula, biblioteca escolar e sala de informática. O processamento e a análise dos dados da experiência foram realizados a partir de categorias de análise fundamentadas na concepção relativa aos conceitos: leitor, leitura literária, letramento informacional e literário, tendo como referência os objetivos desta investigação. Foram estabelecidas aproximações conceituais relativas a letramento informacional e literário, leitor e leitura literária. Para delimitar os conceitos leitor e leitura, recorremos aos teóricos Wolfgang Iser e Antônio Candido; sobre letramento, letramento literário e informacional contamos com Magda Soares, Jack Goody e Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino e Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelley Cristine G. D. Gasque e Carol C. Kuhlthau. Identificamos a experiência do leitor, seus caminhos e seus descaminhos, mediante diálogo entre a abordagem teórica e os resultados evidenciados ao longo da experiência compartilhada com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, do CEPAE-UFG, o que permitiu identificar a prática de leitura literária e informacional no âmbito da sala de aula e da biblioteca.
Abstract: This research thesis focuses on the relationship between the elementary school reader and the digital library, so that relevant information relative to literary formation can be accessed and easily managed by the student. This investigation can be characterized as a dynamic approach to Systemic and Integral Action Research (PAIS: Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica). This forms part of Anthropological Pedagogy that has as its object an educational process that involves the principles of Anthropology and Pedagogy. Consequently, we have a methodological proposal of research action of the educational act in the classroom assessed by the library. The interpretation of this data considers the signs, indications, and evidence of the CEPAE-UFG Elementary School, Goiânia, Goiás, Brazil (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - Universidade Federal de Goiás-Brasil). It also takes into account the schools physical structure: classrooms, school library, computer rooms. The interpretation of the data of this experience was based on categorical analysis relative to the following concepts: reader, information literacy, and information literacy applied to literature. The latter were the reference and object of researchers investigation. Conceptual approaches relative to information literacy and information literacy applied to literature, reader, and the reading of literature were thus constructed. So as to define the concepts of reader and reading, the theoretical works of Wolfgang Iser and Antonio Cândido were pursued. On literacy, literary and informational, Magda Soares, Jack Goody & Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino, Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelly Cristine G.D. Gasque and Carol C. Kuhlthau were relied on. The readers experience, successes and failures, through dialogue, amidst a theoretical approach and results that have been evidenced along a journey with the students of the sixth grade classes of CEPAE-UFG Elementary School has been discerned. This allowed us to identify the practice of literary and informational reading in the classroom and library environment.
Palavras-chave: Biblioteca Digital
Leitor e Leitura Literária
Letramento Informacional e Literário
Digital Library
Information Literacy
Literary Information Literacy
Reader and Literary Reading
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: SILVA, Maria Raquel Gomes da. LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3235
Data de defesa: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA RAQUEL GOMES DA SILVA.pdf4,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.