Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Marcia Aparecida Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5619010410288124por
dc.contributor.advisor1Quadros, Eduardo Gusmão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113por
dc.contributor.referee1Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553por
dc.contributor.referee2Magalhães, Sônia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841367325340262por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:21:36Z-
dc.date.available2015-01-19-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3327-
dc.description.resumoEsse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.por
dc.description.abstractThis paper is a study of the proposed curricular reorientation of Goiás, noting the design and teaching of history present in this. An analyse that follows theory of cultural history trying to approach teaching the history of reality for the students to have a significant learning this. Prioritizing the different readings of the world and the different local experiences, the learning process is a network built through these various knowledges. Within the historical perspective, the first chapter include a resumption of the curriculum guidance provided that education has become institutionalized in contemporary society. This overview is intended to contextualize and clarify the present situation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:21:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA APARECIDA VIEIRA ANDRADE.pdf: 2704145 bytes, checksum: 9d7d137a07353f225d0032b7c8e811de (MD5) Previous issue date: 2011-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9801/MARCIA%20APARECIDA%20VIEIRA%20ANDRADE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectReorientação Curricularpor
dc.subjectConcepção de Históriapor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectReorientation Curricular Designeng
dc.subjectTeaching of Historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleREORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA APARECIDA VIEIRA ANDRADE.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.