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Tipo do documento: Dissertação
Título: TRAINSPOTTING – DESCONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO E DIFERENTES RELACÕES INTERSEMIOTICAS: LIVRO – CINEMA.
Autor: Muniz, Rodrigo Braz 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Alcides
Segundo membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Resumo: Trainspotting é uma obra irreverente e descompromissada, de autoria de Irvine Welsh, o qual mostra o lado B da sociedade escocesa de Edimburgo. A obra retrata a vida de cinco viciados em Heroína. Contudo, o objetivo desse resumo é mostrar como um livro com tantas características para não ser um best-seller, por causa de ele abordar assuntos como violência, drogas, morte, desconstrução, loucura e identidade, se tornou polêmico dentro da crítica literária mundial. A obra perpassa por diversas discursões, os quais um dos mais salientados pelos os personagens seria o sentido da vida dentro de sistema dominante capitalista, o qual não lhes fornece nenhum subsídio para a construção de sua própria identidade, começando pelo a situação política da Escócia, onde, na época da publicação da obra, continuava a se submeter as imposições do governo britânico. Esse desconforto perpetua por toda obra, como questionamento de identidade e de filosofia. Todavia, apesar de todas as desrealizações, desconstruções e construções, a qual Welsh nos oferece. Durante a leitura do livro, e posteriormente, assistindo a sua adaptação para o cinema, percebemos que foi realizada pelo diretor Danny Boyle uma respeitável interlocução entre semióticas diferentes, o que acarretou uma adequação ao nível da obra. Analisamos, também, o livro por meio do espectro da teoria da recepção e também buscamos refletir sobre questões relacionadas a angustia, o absurdo, a teoria do apocalipse e alienação inseridas na história.
Abstract: Trainspotting is an irreverent and uncompromising work, written by Irvine Welsh, which shows the B-side of the Scottish Society of Edinburgh. The work portrays the lives of five addicted to heroin. However, the purpose of this summary is to show how a book with so many features not to be a bestseller, because he address issues such as violence, drugs, death, deconstruction, madness and identity, became controversial within the global literary criticism. The work runs through several arguments, which one of the most highlighted by the characters would be the meaning of life within capitalist ruling system, which does not gives them no benefit of their own self-construction of identity, starting with the political situation in Scotland where, in time of the work's publication, continued to submit the impositions of the British government. This discomfort perpetuates throughout work as questioning identity and philosophy. However, despite all des-realizations, deconstructions and constructs, which offers Welsh us, there is the problem of translating the book into the movie screen. While reading the book, and then, watching his film adaptation, we realized that was held by director Danny Boyle a respectable dialogue between different semiotic, which led to an adjustment to the level of the work. We also analyze the book through the reception theory spectrum and seek to reflect on issues relating to anxiety, absurdity, the apocalypse theory and alienation inserted in history as well.
Palavras-chave: Trainspotting, Tradução, Identidade, Desconstrução
Trainspotting, Translation, Identity, Descontruction
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Muniz, Rodrigo Braz. TRAINSPOTTING – DESCONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO E DIFERENTES RELACÕES INTERSEMIOTICAS: LIVRO – CINEMA.. 2016. [61 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3491
Data de defesa: 7-Jun-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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