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Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental
Autor: Cavallini, Kézia Fernanda Martins 
Primeiro orientador: Souza, Adenícia Custódia Silva e
Primeiro membro da banca: Freire, Maria do Carmo Matias
Segundo membro da banca: Vieira, Maria Aparecida da Silva
Resumo: Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em Escola Municipal de Goiânia – GO, cadastrada no Programa Saúde na Escola. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma ação educativa com uso de metodologias ativas na redução dos índices de placa dental em estudantes. Participaram cinquenta estudantes de 12 anos de idade matriculados na escola. Foi realizada evidenciação de placa dental dos estudantes antes e após a intervenção educativa. A evidenciação de placa foi realizada nos dois momentos após uma escovação não orientada e não supervisionada. A intervenção educativa ocorreu por meio da problematização, durante cinco semanas e os estudantes realizaram atividades visando à construção do conhecimento e pautadas no Arco de Maguerez. Houve intervalo de dois meses entre o fim da intervenção educativa e a evidenciação pósintervenção. Foi realizada entrevista contendo perguntas sobre condições sóciodemográficas aos responsáveis pelos estudantes a fim de caracterizar a população do estudo e relacionar o índice de placa dental encontrado após a intervenção com essas características. Verificou-se média dos índices de placa dental na evidenciação pré-intervenção de 88,8% e após a intervenção a média foi de 72,7%. Dos cinquenta participantes do estudo 82% apresentaram menor índice de placa dental na evidenciação após a intervenção. Não houve relação significativa entre os fatores socioeconômicos dos estudantes e a redução dos índices de placa. Após dois meses do fim da atividade educativa os estudantes mantiveram o conhecimento construído durante a intervenção educativa, refletido pela diminuição dos índices de placa dental. A intervenção educativa com as metodologias ativas foi suficiente para reduzir o acúmulo de placa dental após a escovação na maioria dos estudantes, independentemente dos fatores sociais e econômicos. Evidenciando o caráter emancipatório dessa metodologia.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the effectiveness of an educational activity with the use of Active Methodologies in reducing dental plaque index in students. Fifty students, of 12 years old, enrolled in public school in Goiânia - GO, was attended. Dental plaque was disclosured in students before and after the educational intervention. The educational intervention occurred for five weeks. During this time the students carried out activities aimed at building knowledge and grounded in Maguerez`s Arc. There was an interval of two months between the end of the intervention educational and the disclosure post-intervention. Interview was conducted containing questions about sociodemographic conditions to those responsible for students to characterize the study population and relating the index dental plaque found after the intervention with these characteristics. Fifty students participated in the study. There was an average of the indexes of dental plaque in the pre-intervention disclosure of 88.8% and after the intervention was 72.7%. 82% of fifty study participant had lower dental plaque index in disclosure after intervention. There was no significant relationship between socioeconomic factors of the students and the reduction of plaque index. After two months of the end of educational activity, the students kept the built knowledge during the educational intervention, reflected by the decrease in index of dental plaque. The educational intervention with active methodologies was enough to reduce dental plaque accumulation after brushing in most students, regardless of social and economic factors, highlighting the emancipatory character of this methodology.
Palavras-chave: Placa Dentária; Educação em Saúde; Saúde Bucal.
Dental Plaque; Health Education; Oral Health.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
Citação: Cavallini, Kézia Fernanda Martins. Atividade Educativa com Uso de Metodologias Ativas na Prevenção de Cárie em Escolares: Um Estudo Quase Experimental. 2015. 62 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4194
Data de defesa: 4-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde

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