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Tipo do documento: Dissertação
Título: Imanência e Transcendência no Estilo Barroco do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira
Autor: Ferreira, Marcos Benaia Oliveira 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Alcides
Segundo membro da banca: Rodrigues, Rômulo da Silva Vargas
Resumo: Este estudo foi desenvolvido a partir da obra do Padre Antônio Vieira, contextualizado na literatura do período barroco, tendo como tema central o Sermão da Sexagésima, proferido na Capela Real, em Portugal, no ano de 1655. Esse Sermão constitui um verdadeiro paradigma teórico do procedimento discursivo de Vieira, no qual ele exercita a metalinguagem, ou seja, o gênero textual “sermão” para explicar o significado da própria mensagem. Ao estudar a obra, verifica-se que a Parábola do Semeador foi adotada pelo sermonista para aplicar os conceitos de justiça social, humanidade, admoestação e persuasão dos ouvintes e para propagar e edificar a fé religiosa. O ato de invocação a Deus é a manifestação do que é imanente no homem em direção ao Deus transcendente, vértice de toda a Criação. Observa-se, no decorrer deste trabalho, como ocorre esse processo no Sermão da Sexagésima, isto é, os paralelos metafóricos do conteúdo da parábola e a intenção do sermonista em alcançar os frutos de sua expressão poética, cujo esforço se revela no processo de conciliação entre a transcendência e a imanência.
Abstract: This study was developed from the observation of the work of Father Antônio Vieira, contextualized in literature in the Baroque period. The central theme developed was the Sermão da Sexagésima, rendered in the Royal Chapel in Portugal in the year 1655. This sermon constitutes a true theoretical paradigm of Vieira’s discursive procedure, where he exercises metalanguage, that is, the textual genre “sermon” to explain the meaning of the message itself. When studying the work, it is verified that the Parable of the Sower was the means adopted to apply the concepts of social justice, humanity, admonition, persuasion of the hearers and to propagate and to build the religious faith. The act of invocation to God is the manifestation of what is immanent in man toward the transcendent God, the vertex of all Creation. We will see in the course of the work how this process occurs in the Sermão da Sexagésima, that is, the metaphorical parallels of the content of the parable and the sermonist’s intention to attain the fruits of his poetic expression, whose effort is revealed in the process of reconciliation between transcendence and immanence.
Palavras-chave: imanência, transcendência, Sermão da Sexagésima, estilo barroco.
immanence, transcendence, Sermão da Sexagésima, Baroque style.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Ferreira, Marcos Benaia Oliveira. Imanência e Transcendência no Estilo Barroco do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira. 2019. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4230
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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