Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Nelma Roberto Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4678209977623110eng
dc.contributor.advisor1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241eng
dc.contributor.referee1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano Aparecido da-
dc.contributor.referee3Baldino, José Maria-
dc.date.accessioned2021-10-05T19:50:01Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationMendes, Nelma Roberto Gonçalves. Precarização das condições de trabalho docente na educação pública: análise à luz da teoria crítica frankfurtiana, barbarização e resistência. 2021. 109 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4711-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à Linha de Pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura" do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GO). Discute acerca do seguinte tema: Precarização das Condições de Trabalho Docente na Educação Pública: análise à luz da Teoria Crítica frankfurtiana - barbarização e resistência. Para tanto, tem como objetivo investigar a precarização do Trabalho Docente assim como os principais desafios postos para a Educação Pública, buscando apontar a necessidade da realização de alguns enfrentamentos na contemporaneidade. Com isso, parte do exame das condições do trabalho docente a partir da emergência do Neoliberalismo e da Globalização da economia no Brasil, fenômenos que trouxeram implicações na função social da escola, consequentemente, levando à necessidade de se fazer a autorreflexão crítica com vistas à resistência às imposições trazidas por essa ideologia às sociedades atuais e à educação tendo como referência a Teoria Crítica frankfurtiana. A partir disso, analisa no contexto atual, à luz dos efeitos da Indústria Cultural, o poder de dominação exercido sobre os sujeitos, uma vez que estão condicionados a um sistema que controla intencionalmente sua vontade e seu tempo, procurando detectar alguns aspectos que interferem e impactam na formação e atuação docente. Por fim, o trabalho aponta a necessidade de se assumir uma postura de autocrítica e confronto à realidade da educação atual no sentido de resistência à ideologia neoliberal e à barbarização do trabalho docente, não ignorando, acima de tudo, a preparação do sujeito para se orientar nesse modelo de mundo de maneira consciente, autônoma e crítica. E concluindo, a pesquisa deduz que há a possibilidade de os professores refletirem sobre o seu trabalho, sobre as condições e formas que o mesmo acontece, afinal a partir da autorreflexão crítica, somos constantemente tensionados, na condição de educadores, a combater o processo de barbarização na educação em prol da emancipação dos sujeitoseng
dc.description.abstractThis research of theorical nature is linked to "Education, Society and Culture" research line, from the Program of Graduate Student in Education of Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/GO). Discuss about: Precarious Working Conditions of Teachers in Public Education: analysis in the light of Frankfurt`s Critical Theory - barbarization and resistance. Therefore, it aims to investigate the precariousness of the Teaching Work as well the main challenges posed to Public Education, seeking to point out the need for some confrontations in contemporaneity. Thereby, part of the exam of teaching work conditions from the emergency of Neoliberalism and the Globalization of the Brazilian economy, phenomena that had implications for the social function of the school, consequently, leading to the need for critical self-reflection with a view to resisting the impositions brought by this ideology to current societies and to education based on the Frankfurt Critical Theory. Based on that, it analyzes the current context, in light of the Frankfurt cultural industry effects, the power of domination exercised over people, since they are conditioned to a system that intentionally controls their will and their time, seeking to detect some aspects that interfere and impact on teacher training and performance. Finally, the work points out the need to assume a posture of self-criticism and confront the reality of current education in the sense of resistance to neoliberal ideology and the barbarization of teaching work, not ignoring, above all, the preparation of the person to guide himself in this model of the world in a conscious, autonomous and critical way. And in conclusion, the research deduces that there`s a possibility for teachers to reflect on their work, on the conditions and ways in which it happens, after all, based on critical self-reflection, we`re constantly pressured, as educators, to fight the process of barbarization in education for the emancipation of the individualseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-10-05T19:50:01Z No. of bitstreams: 1 Nelma Roberto Gonçalves Mendes.pdf: 1000294 bytes, checksum: ecd7ea9441bf501e42a8ed59eb3b4961 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T19:50:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nelma Roberto Gonçalves Mendes.pdf: 1000294 bytes, checksum: ecd7ea9441bf501e42a8ed59eb3b4961 (MD5) Previous issue date: 2021-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15227/Nelma%20Roberto%20Gon%c3%a7alves%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Pública. Precarização. Docência. Teoria Crítica frankfurtiana. Resistênciapor
dc.subjectPublic Education. Precarious. Teaching. Frankfurt Critical Theory. Resistanceeng
dc.subject.cnpqCiencias Humanas: Educaçãoeng
dc.titlePrecarização das condições de trabalho docente na educação pública: análise à luz da teoria crítica frankfurtiana, barbarização e resistênciaeng
dc.title.alternativePrecariousness of teaching working conditions in public education: analysis in the light of Frankfurt's critical theory, barbarization and resistanceeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelma Roberto Gonçalves Mendes.pdf976,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.