Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Edilamar Rodrigues de Jesus e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405370295571408eng
dc.contributor.advisor1Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046eng
dc.contributor.referee1Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.referee2Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee3Tavares, Giovna Galvão-
dc.contributor.referee4Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee5Baldino, José Maria-
dc.date.accessioned2021-11-25T19:22:58Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.citationFaria, Edilamar Rodrigues de Jesus e. Trajetórias formativas de mulheres contempladas pelo PHIS em Anápolis-GO (2009-2014), na luta pela casa própria. 2021. 275 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiâniaeng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4745-
dc.description.resumoEste trabalho se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa 'Juventude e Educação', cadastrado no CNPq e se integra ao projeto de pesquisa intitulado: Diversidade Cultural e Educação - Juventudes, Participação Política, Organizações e Movimentos Sociais no Século XXI. O objetivo geral está focado em compreender os processos formativos e a relação entre Educação e o protagonismo feminino presente nas lutas sociais por moradia nos bairros do SHIS, considerando aspectos socioculturais, a valorização das mulheres chefes de família e líderes de bairros, a partir do lugar social que ocupam. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: qual a trajetória de um grupo de mulheres na luta por acesso aos direitos sociais, dentre eles a moradia e a Educação? O trabalho concentrou-se na análise do discurso e da prática que possuem na vivência de situação de vulnerabilidade, a partir de sua saída do meio rural, ainda na infância, na busca pela inserção na cidade industrializada, hoje com seus filhos. Orientou-se, teoricamente, em Henri Lefebvre, Pierre Bourdieu, Michelle Perrot, Hannah Arendt e Marília Pontes Spósito, sobre o acesso aos direitos sociais como objeto de luta por agentes que vivem seu cotidiano em busca de libertação de uma realidade social opressora por subsistência e Educação para seus filhos. O palco dessas lutas é o bairro, parcela de acesso ao espaço urbano. Partiu-se do pressuposto do direito à moradia nas sociedades modernas como parte central do direito à cidade fundamentado em Lefebvre (2001), o qual defende que todos deveriam ter acesso à vida urbana como representação do espaço vivido, percebido, imaginado e concebido como parte da vida cotidiana. A pesquisa de cunho qualitativo recorreu a documentos relativos à realidade de inclusão/exclusão social de famílias lideradas por mulheres nos bairros do SHIS de Anápolis, no cenário Educacional tendo como base a posse da habitação para dar sequência à luta por demais direitos sociais. Metodologicamente orientou-se pela História Oral e Análise de conteúdo de Bardin (2001) na realização e análises das entrevistas, sendo que 30 agentes responderam ao questionário sociocultural e destas, 10 participantes foram entrevistadas, numa equivalência quantitativa ao número de residenciais entregues pelo programa no período de 2009-2014, na cidade. As considerações finais demonstraram a importância da luta cotidiana das mulheres chefes de família e líderes de associação de bairro no enfrentamento da situação de vulnerabilidade, na criação de sua família e pelo acesso à moradia, educação e manutenção da vida. Demonstra ainda que a instituição escolar, na perspectiva dessas mulheres, não tem garantido um conjunto de conhecimentos que proporcionem a essas agentes a inserção propositiva na disputa social, na construção do direito de viver dignamente com sua família, na cidade e no bairro em que residem e que, os próprios movimentos sociais relativos à luta pela casa própria não têm proporcionado uma formação crítica a partir de sua práxiseng
dc.description.abstractThis work is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás in the line of research: Education, Society and Culture. It adheres to the research group 'Youth and Education' registered with the CNPq and is part of the research project entitled: Cultural Diversity and Education - Youth, Political Participation, Organizations and Social Movements in the 21st Century. The general objective is focused on understanding the formative processes and the relationship between Education and the female protagonism present in social struggles for housing in SHIS neighborhoods, considering sociocultural aspects, the valuation of women heads of families and neighborhood leaders, based on place that they occupy. It starts with the following research problem: what is the trajectory of a group of women in the struggle for access to social rights, including housing and education? The work focused on the analysis of the discourse and practice that they have in the experience of a situation of vulnerability, from their departure from the rural environment, still in their childhood, in the search for insertion in the industrialized city, today with their children. Theoretically guided by Henri Lefebvre, Pierre Bourdieu, Michelle Perrot, Hannah Arendt and Marília Pontes Spósito, on access to social rights as an object of struggle by agents who live their daily lives in search of liberation from an oppressive social reality for subsistence and Education for their children, the stage of these struggles is the neighborhood, a portion of access to urban space. We started from the assumption of the right to housing in modern societies as a central part of the right to the city, based on Lefebvre (2001), who argues that everyone should have access to urban life as a representation of the space experienced, perceived, imagined and conceived as part of everyday life. The qualitative research used documents related to the reality of social inclusion/exclusion of families led by women in the SHIS neighborhoods of Anápolis, in the Educational scenario based on housing ownership to continue the struggle for other social rights. Methodologically, it was guided by the Oral History and Content Analysis of Bardin (2001) in conducting and analyzing the interviews. 30 agents answered the sociocultural questionnaire and of these, 10 participants were interviewed, in a quantitative equivalence to the number of homes delivered by the program in the 2009-2014 period in the city. The final considerations demonstrate the importance of the daily struggle of women heads of household and neighborhood association leaders in facing the situation of vulnerability, in raising their family and for access to housing, education and maintenance of life. It also demonstrates that the school institution, from the perspective of these women, has not guaranteed a set of knowledge that provides these agents with a purposeful insertion in the social dispute, in the construction of the right to live with dignity with their family, in the city and neighborhood in which they live. and that the social movements related to the struggle for home ownership have not provided a critical formation based on their praxiseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-25T19:22:58Z No. of bitstreams: 1 Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf: 2564940 bytes, checksum: 1963f18c9cee69ca2b29d09b211ff518 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T19:22:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf: 2564940 bytes, checksum: 1963f18c9cee69ca2b29d09b211ff518 (MD5) Previous issue date: 2021-09-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15365/Edilamar%20Rodrigues%20de%20Jesus%20e%20Faria.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectTrajetória formativa. Empoderamento e Emancipação. Mulheres do SHIS. Luta por moradiapor
dc.subjectFormative trajectory. Empowerment and Emancipation. SHIS Women. Fight for housing.eng
dc.subject.cnpqCiencias Humanas: Educaçãoeng
dc.titleTrajetórias formativas de mulheres contempladas pelo PHIS em Anápolis-GO (2009-2014), na luta pela casa própriaeng
dc.title.alternativeFormative trajectories of women contemplated by PHIS in Anápolis-GO (2009-2014), in the struggle for their own homeeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edilamar Rodrigues de Jesus e Faria.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.