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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Isabella Tereza Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166002135764633-
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566-
dc.contributor.referee1Pedroso, Reginaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454-
dc.contributor.referee2Santos, Antônio Carlos Godinho dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800688291856916-
dc.date.accessioned2022-07-15T15:36:20Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationPires, Isabella Tereza Rodrigues. Leitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança. 2021. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4814-
dc.description.resumoProcedimentos de leitura e fala para pessoas com Paralisia Cerebral são muito relevantes, visto que o processo de inclusão nas escolas é recente e uma de suas premissas é o respeito à singularidade das pessoas. A Análise do Comportamento prevê que a aprendizagem se dá a partir do arranjo de contingências de reforçamento específicas baseadas no repertório e no ritmo de aprendizagem de cada indivíduo. Com base nisso, essa pesquisa teve o objetivo de promover a leitura e estender a generalidade da Lei da Igualação a partir da análise da distribuição relativa de respostas e reforços no ensino de dez verbalizações (fala e leitura) relacionadas a palavras relevantes do contexto de uma criança não-verbal com Paralisia Cerebral. O procedimento foi realizado com tarefas de Matching to Sample no software Contingência Programada e a partir da modelagem do comportamento verbal, com pontos diferenciais para respostas de olhar (1), apontar (2) e verbalizar (5), em diferentes condições com uso de sílabas, palavras e figuras. Os resultados demonstraram que o participante aprendeu a leitura receptiva e textual das dez palavras propostas, demonstrou uma melhora na topografia de sua oralidade e obteve 84,6% de acertos na etapa de verificação de leitura com compreensãopor
dc.description.abstractProcedures of reading and speaking for people with Cerebral Palsy are relevant, seen that the process of inclusion in schools are recent and one of its premisses is the respect for their singularity. Behavior Analysis predicts that learning takes place from the arrangement of specific contingencies of reinforcement based in the repertoire and learning rhythm of each person. This research had the goal of promoting reading abilities and extending the generality of the Matching Law based on the analysis of the relative distribution of responses and reinforcements when teaching ten verbalizations (speak and reading) related to relevant words in the context of a non-verbal child with Cerebral Palsy. The procedure was done with tasks of matching to sample performed by the software Contingência Programada and by the shaping of verbal behavior, with differentiational reinforcement points for responses to looking (1), pointing (2) and verbalizing (5), in different conditions with the use of syllables, words and figures. The results demonstrated that the participant learned receptive and textual reading of the ten proposed words, showed an improvement in the topography of his orality and got a correct answer percentage of 84,6% on the stage of verification of reading with comprehensioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2022-07-15T15:34:14Z No. of bitstreams: 1 Isabella Tereza Rodrigues Pires.pdf: 3170657 bytes, checksum: 1dc0cf6819691d31c07fe81f7191dc7a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-15T15:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabella Tereza Rodrigues Pires.pdf: 3170657 bytes, checksum: 1dc0cf6819691d31c07fe81f7191dc7a (MD5) Previous issue date: 2021-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15661/Isabella%20Tereza%20Rodrigues%20Pires.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLei da igualaçãopor
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectCerebral palsyeng
dc.subjectMatching to sampleeng
dc.subjectMatching laweng
dc.subjectVerbal behavioreng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleLeitura, modelagem do comportamento verbal e análises de igualação em uma criança com paralisia cerebralpor
dc.typeDissertaçãopor
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Mestrado em Psicologia

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