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Tipo do documento: Dissertação
Título: Base Nacional Comum Curricular: caminhos e descaminhos da proposta institucional da educação brasileira para o desenvolvimento humano
Título(s) alternativo(s): Common National Curricular Base: paths and misdirections of the institutional proposal of brazilian education for human development.
Autor: Melo, Eliane Monteiro Mendes de 
Primeiro orientador: Miranda, Made Júnior
Primeiro membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Oliveira, Valdirene Alves de
Resumo: Esta investigação de cunho bibliográfico1 e documental, filiada à Linha de Pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se na Teoria Histórico-cultural de cunho Materialista Histórico Dialético, objetivando, essencialmente, analisar quais têm sido as perspectivas de aprendizagem e desenvolvimento segundo as produções científicas de 2019 a 2021 no tocante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz da Teoria Histórico-cultural (THC)? Para a obtenção de uma pesquisa profícua tencionamos o estudo em direção à trajetória histórica da Educação Brasileira desde os tempos coloniais até o contexto de construção da BNCC, contemplando as origens, os fundamentos e a concepção de aprendizagem e desenvolvimento conforme a THC; a definição e os marcos legais que deram sustentação a elaboração da referida base e, finalizamos com a análise das produções acadêmicas sobre o objeto publicados de 2019 e 2021 sob o olhar crítico da THC. Desse modo, a produção oriunda da pesquisa se apresentou em três capítulos inter-relacionados, sendo respectivamente: A trajetória da educação brasileira e o contexto de construção da BNCC; A Teoria Histórico-cultural: Fundamentos e Percepções; Base Nacional Comum Curricular: caminhos e descaminhos na formação e no desenvolvimento humano. Pelo fato da pesquisa ter sido produzida durante o período inicial de implementação da BNCC nas escolas e também pela Pandemia do Coronavírus que se instalou pelo mundo trazendo um momento delicado e conturbado devido o isolamento social ficamos impossibilitados de colaborar com dados quantitativos sobre a aplicabilidade da nova diretriz curricular nas escolas. No entanto, as perspectivas demonstraram que este assunto demanda muitas reflexões, pois respaldada em estudos de pesquisadores as análises indicam que marcas de uma formação limitada precisam ainda ser superadas. Portanto, depreende-se que os desdobramentos dessa nova fase da educação brasileira serão importantíssimos para avaliar o processo educacional nos anos vindouros. Se iremos ter uma educação que vai ao encontro à legitimidade de direitos e deveres, às pesquisas, ao conhecimento e uma formação humana, ou seja, uma educação com qualidade, equidade e promoção da justiça social somente os futuros estudos investigativos e científicos poderão oferecer a dimensão deste alcance.
Abstract: This bibliographic and documentary investigation, affiliated with the Research Line: Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás, is based on the Historical-cultural Theory of Materialist Historical Dialectical nature, aiming, essentially, to analyze what have been the perspectives of learning and development according to the scientific productions from 2019 to 2021 regarding the National Curricular Common Base (BNCC) in the light of the Historical-Cultural Theory (THC)? In order to obtain a fruitful research, we intend to study the historical trajectory of Brazilian Education from colonial times to the context of the construction of the BNCC, contemplating the origins, foundations and conception of learning and development according to THC; the definition and legal frameworks that supported the elaboration of that base and, we end with the analysis of academic productions on the subject published in 2019 and 2021 under the critical eye of THC. Thus, the production arising from the research was presented in three interrelated chapters, respectively: The trajectory of Brazilian education and the context of construction of the BNCC; The Cultural-Historical Theory: Foundations and Perceptions; Common National Curricular Base: paths and paths in human formation and development. Due to the fact that the research was produced during the initial period of implementation of the BNCC in schools and also by the Coronavirus Pandemic that settled around the world, bringing a delicate and troubled moment due to social isolation, we were unable to collaborate with quantitative data on the applicability of the new curriculum guidelines in schools. However, the perspectives showed that this subject demands a lot of reflection, as supported by studies by researchers, the analyzes indicate that marks of a limited training still need to be overcome. Therefore, it appears that the developments of this new phase of Brazilian education will be very important to evaluate the educational process in the coming years. If we are going to have an education that meets the legitimacy of rights and duties, research, knowledge and human formation, that is, an education with quality, equity and promotion of social justice, only future investigative and scientific studies will be able to offer the dimension of this scope.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Aprendizagem e desenvolvimento
Teoria histórico-cultural
Common National Curriculum Base
Learning and development
Historical-cultural theory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: MELO, Eliane Monteiro Mendes de. Base Nacional Comum Curricular:caminhos e descaminhos da proposta institucional da educação brasileira para o desenvolvimento humano. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4842
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

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