Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4858
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sentidos e significados atribuídos por mulheres vítimas de múltiplas violências |
Autor: | Lourenço, Alessandra Alves |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Claúdia Valente |
Segundo membro da banca: | Mata, Alba Cristhiane Santana da |
Resumo: | Esta investigação é uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com base no método do materialismo histórico dialético. O aporte do método foi premissa e produto, ferramenta e apoio na análise da linguagem das participantes da pesquisa. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizada com mulheres vítimas de violência doméstica. A sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos do núcleo de significação. A pesquisa teve como objetivo geral apreender como a educação e as políticas públicas são aportes no enfrentamento das violências contra as mulheres. Desdobraram-se como objetivos específicos: analisar a produção sobre a violência contra as mulheres nas produções científicas brasileira dos programas de pós-graduação em Educação; contribuir com a discussão e reflexão sobre a educação, sociedade civil organizada e políticas públicas relacionadas à questão das múltiplas violências que sofrem as mulheres, ampliando o acervo acerca da investigação dessa temática na sociedade goiana; compreender os sentidos e significados atribuídos pelas mulheres das múltiplas violências que foram vítimas; subsidiar atores sociais que trabalham com a temática das violências contra as mulheres. Os resultados revelaram que as mulheres entrevistadas nesta pesquisa têm conhecimento da Lei Maria da Penha, cuja importância foi imprescindível para saber usá-la em defesa própria, nos casos em que foram agredidas pelos companheiros. Ainda, constatou-se que as mulheres consideram a educação como recurso importante na superação de múltiplas violências que as mulheres são vítimas, assim apontam que é importante ter conteúdos na escolas que tratam das violêcias contra as mulheres. Nessa direção, tendo conhecimento da Lei Maria da Penha e outros dispositivos legais promoveria a prevenção de diversas violências. Dessa maneira, a escola também poderá ser o palco de debate sobre gênero visando formar cidadãs e cidadãos reflexivos e ativos no tratamento igualitário entre homens e mulheres tendo em vista desconstruir um cultura patriarcal, machista e sexista. |
Abstract: | This investigation is an empirical, qualitative research, linked to the “Educação, Sociedade e Cultura” research line, of the “Programa de Pós-Graduação em Educação” (PPGE), of the “Pontifícia Universidade Católica de Goiás”, based on the dialectical historical materialism method. The method contribution was the premise and product; tool and support in the analysis of the research participants' speach. The collection of information took place through semi-structured interviews with women victims of spousal violence. The systematization and analysis were based on the methodological procedures of its meaning. The general objective of the research was to understand how education and public policies could be contributions in fight against spousal violence. The specific objectives were: to analyze on violence against women in Brazilian scientific postgraduate programs writings in Education; contribute to the discussion and reflection on education, organized civil society and public policies related to the issue of multiple violence suffered by women, expanding to the collection on the investigation of this theme in Goiás society; understand the senses and meanings attributed by women to the multiple violence they were victims of; subsidize social people who work with the issue of violence against women. The results revealed that the women interviewed in this research are aware of the Maria da Penha Law, which importance was essential to know how to use it in self-defense, in cases that they were assaulted by their partners. It was found that women consider education as an important resource in overcoming multiple violence that women are victims, thus pointing out that it is important to have content in schools that deal with violence against women. In this point of view, having knowledge of the Maria da Penha Law and other legal provisions would promote the prevention of many violence types. In this way, the school can also be a space for a debate about it, aiming to form reflexive and active citizens and citizens in the equality treatment between men and women, deconstructing a patriarchal, sexist and sexist culture. |
Palavras-chave: | Violências Mulheres Educação Políticas públicas Sentidos Violence Women Education Public policy Senses Meaning Significados |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | LOURENÇO, Alessandra Alves. Sentidos e significados atribuídos por mulheres vítimas de múltiplas violências. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4858 |
Data de defesa: | 25-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Alves Lourenço.pdf | Texto completo | 1,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.