Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4933
Tipo do documento: Tese
Título: Sentidos e significados sobre corpo e deficiência: territórios heterotópicos demarcando as perspectivas das crianças e dos adultos
Título(s) alternativo(s): Senses and meanings about body and disability: heterotopic territories demarcating the perspectives of children and adults
Autor: Ribeiro, Sheila Santos Carvalho 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Segundo membro da banca: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Terceiro membro da banca: Silva, Altina Abadia da
Quarto membro da banca: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Resumo: A presente tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Área de concentração: Educação. Linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Seu objetivo foi a busca em compreender quais sentidos e significados estão presentes e nomeiam um certo tipo de racionalidade a propósito das compreensões sobre o corpo e sobre a deficiência na infância, com base em: analisar quais lógicas institucionais marcam o corpo e a deficiência, identificar quais compreensões decorrem das falas de gestores (as), professores (as) e famílias sobre o corpo e sobre deficiência, bem como analisar como as vozes das crianças com deficiência e sem deficiência ecoam como um modo de compreensão sobre o corpo e sobre a deficiência. O método, a metodologia e os procedimentos metodológicos tiveram como base as fundamentações teóricas vinda do materialismo histórico-dialético, e no diálogo com a psicologia histórico cultural e correntes críticas da sociologia e da filosofia. Foram tecidas compreensões analíticas de que os sentidos e significados sobre corpo e sobre a deficiência corroboram para a constituição de um tipo de racionalidade que reifica a ideia de deficiência, indigência os corpos e converte a criança em um sujeito ilidido. Somada à racionalidade hegemônica, um conjunto de procedimentos legitimam objetivações e instrumentalizações para a governabilidade sobre os corpos. Tais aspectos atuam com rigor, e com vistas a uma administração da infância. As crianças mesmo que denotem resistência têm suas vozes e vidas silenciadas e invisibilizadas pelas lógicas reificadas sobre os corpos, que tornam a sociedade e a escolas em espaços heterotópicos, balizados por violações de seus direitos básicos e acessibilidades. Em meio às demarcações, as crianças convidam ao desafio do território, um lugar possível, mas, com alta necessidade de descolonização de sentidos e significados, ou seja, uma nova racionalidade que pode emergir
Abstract: This thesis is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, in the area of concentration: Education. Line of research: Education, Society and Culture. Its objective was to seek to understand which senses and meanings are present and name a certain type of rationality regarding understandings about the body and disability in childhood, based on: analyzing which institutional logics mark the body and disability, identifying which understandings derive from the speeches of managers, teachers and families about the body and about disability, as well as analyzing how the voices of children with and without disabilities echo as a way of understanding the body and about disability . The method, methodology and methodological procedures were based on theoretical foundations coming from historical-dialectical materialism, and in dialogue with cultural historical psychology and critical currents of sociology and philosophy. Analytical understandings were woven that the senses and meanings about the body and about disability corroborate for the constitution of a type of rationality that reifies the idea of disability, indigence of bodies and converts the child into an eluded subject. Added to the hegemonic rationality, a set of procedures legitimize objectifications and instrumentalizations for governance over bodies. Such aspects act with rigor, and with a view to managing childhood. Children, even if they show resistance, have their voices and lives silenced and made invisible by the reified logics about bodies, which turn society and schools into heterotopic spaces, marked by violations of their basic rights and accessibility. Amidst the demarcations, the children invite the challenge of the territory, a possible place, but with a high need for the decolonization of senses and meanings, that is, a new rationality that can emerge
Palavras-chave: Corpo
Deficiência
Sentidos e significados
Infâncias
Territórios heterotópicos
Body
Deficiency
Senses and meanings
Childhoods
Heterotopic territories
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: RIBEIRO, Sheila Santos Carvalho. Sentidos e significados sobre corpo e deficiência: territórios heterotópicos demarcando as perspectivas das crianças e dos adultos. 2023. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4933
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila Santos Carvalho Ribeiro.pdfTexto Completo2,98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.