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Tipo do documento: Tese
Título: O conceito célula na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov: uma proposta para alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The cell concept in Davydov's perspective of developmental teaching: a proposal for high school students
Autor: Ávila, Milton Pereira de 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Terceiro membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Quarto membro da banca: Campos, Eude de Souza
Resumo: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC-GO e situa-se no campo teórico da Didática. Considera-se que a educação é um campo de disputas e que frequentemente está alinhada aos princípios neoliberais, reproduzindo desigualdades sociais. Por conseguinte, compreende-se que é preciso contribuir com o debate acerca da educação, tencionando para o desenvolvimento humano, sobretudo para a formação integral dos estudantes, em busca de uma sociedade menos desigual. Nesse sentido, ampara-se no arcabouço teórico da teoria histórico-cultural de Vygotsky e seus desdobramentos, sobretudo na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, para auxiliar na resposta da questão: "Como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que alunos do primeiro ano do Ensino Médio formem o conceito célula?" O objetivo central desta pesquisa foi analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a formação do conceito científico célula, para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, embasada nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise para refletir sobre estas contribuições à luz do materialismo histórico-dialético. O percurso metodológico tem como ênfase o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito célula. Foi feita uma análise documental como procedimento didático para a coleta de dados. Foi apresentado, em um primeiro momento, os pressupostos epistemológicos de Vygotsky, enquanto idealizador da teoria histórico-cultural, bem como de seus seguidores: Luria e Leontiev, tendo especial atenção para Davydov que se preocupou em pesquisar a relação entre a educação, o ensino e o desenvolvimento cognitivo humano. Foi construído o percurso lógico-histórico do conceito célula com o intuito de compreender os aspectos sociais e culturais relacionados a este, além de demonstrar as tensões e contradições que ocorreram durante a formação deste conceito. Para situar o objeto de estudo no cenário atual de pesquisas, foi elaborado o estado do conhecimento sobre o tema, a partir de buscas no banco de teses e dissertações da CAPES. Foram analisadas três categorias de busca: "ensino desenvolvimental", "formação de conceitos", "teoria celular", discutindo os pontos de divergência e convergência dos resultados encontrados e esta pesquisa. Ao final, foi proposto um experimento didático-formativo elaborado de acordo com as orientações de Davydov para uma sequência didática de uma atividade de estudo buscando a formação do conceito célula por alunos da primeira série do Ensino Médio. Percebeu-se que os estudos sobre esse tema ainda podem se expandir muito, visto que são poucos dedicados à área biológica, sobretudo em nível de Ensino Médio. Compreendeu-se que a realização do percurso lógico-histórico desse conceito contribui com a identificação dos aspectos sociais e do núcleo conceitual presentes nele. Considerou-se, portanto, que uma proposta de atividade de estudo elaborada com base nos pressupostos teóricos do ensino desenvolvimental de Davydov apresenta-se como uma alternativa possível para a formação do conceito célula, contribuindo com a mudança qualitativa dos alunos, sobretudo com a apropriação desse conceito, seja nos seus aspectos externos ou particulares. Assim, a teoria do ensino desenvolvimental de Davydov apresenta elementos consistentes para uma proposta de educação que tem como finalidade o desenvolvimento humano por meio dos conceitos científicos, sobretudo, biológicos, o que fortalece a compreensão da importância da didática desenvolvimental também na Biologia
Abstract: This study is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Post-Graduation Program in Education - PPGE of PUC-GO and is situated in the theoretical field of Didactics. It is considered that education is a field of disputes and that it is frequently aligned to neoliberal principles, reproducing social inequalities. Therefore, it is understood that it is necessary to contribute to the debate about education, stressing for human development, especially for the integral formation of students, in search of a less unequal society. In this sense, the theoretical arcabouço of Vygotsky's historical-cultural theory and its developments, especially Davydov's developmental teaching theory, is used to help in answering the question: "How can the principles of Davydov's developmental teaching theory contribute to that some of the first year of Ensino Medio form or conceive a cell?" The central objective of this research was to analyze the contributions of the theory of developmental education to the formation of the scientific concept of the cell, for some of the first year of Middle Education. For this, a bibliographical research of qualitative approach was carried out, based on the assumptions of Vygotsky's historical-cultural theory and his followers, especially Davydov, with a theory of developmental education. This was an analysis to reflect on these contributions in the light of dialectical-historical materialism. The methodological path is taken as a teaching-learning phase or process for the formation of the cell concept. Foi made a documentary analysis as a didactic procedure for the queue of dice. I was presented, in a first moment, the epistemological assumptions of Vygotsky, as an idealizer of the historical-cultural theory, as well as his followers: Luria and Leontiev, paying special attention to Davydov who was concerned with investigating the relationship between education, or teaching e or human cognitive development. The logical-historical course of the cell concept was built with the intention of understanding the social and cultural aspects related to it, in addition to demonstrating the tensions and contradictions that occurred during the formation of this concept. In order to situate the object of study in the current research cenário, the state of knowledge on the subject was elaborated, from searches in the bank of theses and dissertations of CAPES. Three search categories were analyzed: "developmental teaching", "concept formation", "cellular theory", discussing the points of divergence and convergence of the two results found in this research. In the end, a didactic-formative experiment was proposed, elaborated in accordance with Davydov's guidelines for a didactic sequence of a study activity seeking the formation of the cell concept by students of the first series of Ensino Medio. I know that the studies on this subject can still expand a lot, since there are few dedicated to the biological area, especially at the Ensino Medio level. It is understood that the realization of the logical-historical course of this concept contributed with the identification of two social aspects and of the conceptual core present in it. It is considered, therefore, that a study activity proposal elaborated based on Davydov's theoretical assumptions of developmental teaching appears as a possible alternative for the formation of the cell concept, contributing to the qualitative change of the students, above all with the appropriation From this concept, let us know its external or particular aspects. Likewise, Davydov's theory of developmental education presents consistent elements for an educational proposal that has as its finality or human development through two scientific concepts, above all, biological ones, or that strengthens the understanding of the importance of developmental didactics also in Biology
Palavras-chave: Ensino desenvolvimental
Experimento didático-formativo
Formação de conceitos
Conceito célula
Developmental teaching
Didactic-formative experiment
Concept formation
Cell concept.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: ÁVILA, Milton Pereira de. O conceito célula na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov: uma proposta para alunos do ensino médio. 2023. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4936
Data de defesa: 16-Fev-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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