Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4942
Tipo do documento: Tese
Título: Finalidades educativas da escola: a visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e de líderes religiosos
Título(s) alternativo(s): Educational purposes of the school: the vision of teachers in the early years of elementary school and religious leaders
Autor: Almeida, Cirlene Pereira dos Reis 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Terceiro membro da banca: Pessoni, Lucineide Maria de Lima
Quarto membro da banca: Cunha, André Luiz Araújo
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. As finalidades educativas envolvem interesses ideológicos, políticos e culturais e são componente relevante na elaboração de políticas educacionais. Ao abordar a questão das finalidades educativas da educação escolar, seu foco recai sobre a visão que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e líderes religiosos apresentam sobre finalidades educativas da escola e escola pública boa. Parte-se do entendimento, em todas as dimensões da escola, do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos. As finalidades educativas da educação escolar têm sido objeto de discussão e de tomadas de posição pelos vários segmentos da sociedade, não se restringindo apenas aos que atuam na escola. Nesta pesquisa, optou-se por analisar a visão de dois segmentos: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e líderes religiosos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar, a partir das visões expressas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de líderes religiosos, que finalidades educativas esses agentes atribuem à escola e o que consideram ser uma escola pública boa. Os objetivos específicos foram: distinguir as concepções de finalidades educativas expressas por professores e por líderes religiosos, analisando possíveis convergências e divergências; analisar a visão sobre o que é uma boa escola pública presente nas ideias por eles expressas; identificar os significados e sentidos presentes nas ideias expressas e contrastá-los com a caracterização sociocultural dos professores e dos líderes religiosos; cotejar as ideias expressas pelos professores e pelos líderes religiosos, analisando possíveis diferenças e aproximações. A pesquisa foi do tipo descritivo-exploratório, de natureza predominantemente qualitativa, realizada com participantes de quatro cidades goianas, sendo 37 professores dos anos iniciais de escolas públicas municipais e 11 líderes religiosos da comunidade no entorno dessas escolas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. A análise dos questionários revelou serem as finalidades educativas da escola praticamente as mesmas no tocante aos dois grupos, já que ambos colocam como primeira finalidade formar um cidadão crítico e reflexivo e, como segunda, preparar o aluno para o mercado de trabalho. Quanto às entrevistas, professores e líderes religiosos expressaram opiniões mais destoantes. Os professores veem como finalidades da escola socializar, valores, conhecimentos acumulados, integrar, ensinar bem os conteúdos, o que coaduna com algumas das concepções de finalidades educativas da escola expressas por um pequeno número de líderes religiosos, já que boa parte desse grupo vê como finalidades educativas da escola o preparo para o mercado de trabalho, o ensino de valores morais, desvinculados de qualquer tipo de ideologia, o amor à pátria etc. Houve, nos sentidos e significados expressos pelos dois segmentos similaridades, divergências e complementaridade, evidenciando uma contradição entre o que pensam e acreditam em relação à educação escolar pública. Ao contrastar as ideias dos dois segmentos com sua caracterização sociocultural, verificou-se que suas ideias sobre finalidades educativas e escola boa possuem tanto aproximações quanto diferenças, convergências e divergências, sendo que os líderes religiosos divergem de modo mais incisivo, principalmente, no que concerne ao que a escola deve ou não ensinar. Conclui-se haver entre professores e líderes religiosos diferentes concepções sobre as finalidades educativas da escola o que, consequentemente, implica também no entendimento acerca do que é uma escola boa, já que essas ideias estão imbricadas
Abstract: This research is linked to the Theories of Education and Pedagogical Processes Research Line, of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. The educational purposes involve ideological, political and cultural interests and are a relevant component in the educational policies elaboration. When addressing the question of the educational purposes of school education, its focus falls on the vision that teachers of the early years of Elementary School and religious leaders have about the educational purposes of school and good public school. It starts with understanding, in all dimensions of the school, the work of teachers and student learning. The educational purposes of school education have been the subject of discussion and positions taken by various segments of society, not restricted to those who work at school. In this research, we chose to analyze the view of two segments: teachers in the early years of Elementary School and religious leaders. The general objective of the research was to analyze, based on the views expressed by teachers in the early years of elementary school and religious leaders, what educational purposes these agents attribute to the school and what they consider to be a good public school. The specific objectives were: to distinguish the conceptions of educational purposes expressed by teachers and religious leaders, analyzing possible convergences and divergences; analyze the vision of what a good public school is present in the ideas expressed by them; identify the meanings and senses present in the expressed ideas and contrast them with the sociocultural characterization of teachers and religious leaders; compare the ideas expressed by teachers and religious leaders, analyzing possible differences and similarities. The research was of the descriptive-exploratory type, of a predominantly qualitative nature, carried out with participants from four cities in Goiás, 37 teachers from the early years of municipal public schools and 11 religious leaders from the community surrounding these schools. Data were collected through questionnaire and interview. The analysis of the questionnaires revealed that the educational purposes of the school were practically the same with regard to the two groups, since both put the first purpose of forming a critical and reflective citizen and, the second, preparing the student for the job market. As for the interviews, teachers and religious leaders expressed more divergent opinions. Teachers see socializing, values, accumulated knowledge, integrating, teaching contents well as the school's purposes, which is consistent with some of the conceptions of the school's educational purposes expressed by a small number of religious leaders, since a large part of this group sees how educational purposes of the school preparing for the job market, teaching moral values, unlinked to any kind of ideology, love of country, etc. There were, in the senses and meanings expressed by the two segments, similarities, divergences and complementarities, evidencing a contradiction between what they think and believe in relation to public school education. By contrasting the ideas of the two segments with their sociocultural characterization, it was found that their ideas about educational purposes and a good school have both similarities and differences, convergences and divergences, and religious leaders diverge more incisively, especially with regard to what the school should or should not teach. It is concluded that there are different conceptions between teachers and religious leaders about the educational purposes of the school, which, consequently, also implies the understanding of what a good school is, since these ideas are intertwined
Palavras-chave: Finalidades educativas
Escola boa
Educação e desenvolvimento humano
Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Líderes religiosos
Educational purposes
Good school
Education and human development
Teachers in the early years of elementary school
Religious leaders
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: ALMEIDA, Cirlene Pereira dos Reis. Finalidades educativas da escola: a visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e de líderes religiosos. 2023. 324 f. Tese ( Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4942
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cirlene Pereira dos Reis Almeida.pdfTexto Completo2,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.