Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCiriaco, Gabriela Sebastiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584164021655464eng
dc.contributor.advisor1Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.contributor.referee1Magri, Maíra Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9162541809102301eng
dc.contributor.referee2Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566eng
dc.date.accessioned2023-09-13T19:04:23Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationCIRIACO, Gabriela Sebastiana. Comparação entre uma intervenção gamificada e não gamificada sobre o aprendizado financeiro por adolescentes: uma análise comportamental. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4948-
dc.description.resumoO alto índice de endividamento no Brasil, em partes, pode ser atribuído à falta de educação financeira. Há indicativos de que, quanto mais cedo o tema for inserido na vida do indivíduo, maior a chance de sucesso na gestão dos recursos financeiros. Para isso, existe o potencial dos procedimentos lúdicos, por exemplo a gamificação, como recurso de auxílio e mudança deste problema. Tomando como base a fundamentação conceitual da Análise do Comportamento, o presente trabalho buscou verificar o efeito de uma intervenção educativa estruturada como uma interação gamificada sobre o aprendizado de conceitos financeiros por adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, cursando do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, de uma escola pública de Goiânia. Para tanto, usou-se do delineamento experimental de medidas tipo ABA, com a presença de questionários para medidas de linha de base, um grupo controle, condição gamificada e um grupo experimental, condição não-gamificada. Os dados número de acertos e tempo do responder em cada linha de base foram submetidos a medidas da estatística descritiva, seguido da utilização de procedimentos estatísticos inferenciais (testes não-paramétricos). Os resultados indicaram que não houve diferenças estatísticas significativas quanto ao número de acertos nas comparações entre-sujeitos e nas comparações intra-sujeitos, mas essas diferenças estatísticas foram significativas quanto ao tempo de resposta dos dois tipos de comparação realizadas. No entanto, a condição experimental esteve em conformidade com a proposta de gamificação e o uso teórico, científico e tecnológico da Análise do Comportamento foi útil para fomentar e interpretar processos desenvolvidos em ambas as condições, através da identificação funcional entre as variáveis ambientais e comportamentaiseng
dc.description.abstractThe high debt index in Brazil, in part, can be attributed to the lack of financial education. There are indications that the sooner the theme is inserted into the individual's life, the greater is the chance of success in the management of financial resources. For this, there is the potential of playful procedures, for example, gamification, as a resource to help and change this problem. Based on the conceptual foundation of Behavior Analysis, this work sought to verify the effect of an educational intervention structured as a gamified interaction about the learning of financial concepts by teenagers, between 13 and 16 years old, studying from the 8th grade of elementary school, to the 2nd year of high school, from a public school in Goiânia. For perform that, we used the experimental design of ABA-type measures, using questionnaires for baseline measures, a control group, gamified condition, and an experimental group, a non-gamified condition. The data number of correct answers and answer time in each baseline were submitted to measures of descriptive statistics, followed by the use of statistical procedures inferential (non-parametric tests). The results indicated that there were no statistically significant differences regarding the number of correct answers in the comparisons between subjects and in intra-subjects comparisons, but these statistical differences were significant regarding the response time of the two types of comparison performed. However, the experimental condition was in accordance with the gamification proposal and the theoretical, scientific and technological use of Behavior Analysis was useful to foster and interpret developed processes in both conditions, through functional identification between environmental and behavioral variableseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-09-13T19:04:23Z No. of bitstreams: 1 Gabriela Sebastiana Ciriaco.pdf: 1433297 bytes, checksum: 90a64037429117a07c200ddaab99ab63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-13T19:04:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gabriela Sebastiana Ciriaco.pdf: 1433297 bytes, checksum: 90a64037429117a07c200ddaab99ab63 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16223/Gabriela%20Sebastiana%20Ciriaco.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectRecursos lúdicospor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectFinancial educationpor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectLudic resourcespor
dc.subjectTeenagerspor
dc.subjectBehavior analysispor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqPsicologiaeng
dc.titleComparação entre uma intervenção gamificada e não gamificada sobre o aprendizado financeiro por adolescentes: uma análise comportamentaleng
dc.title.alternativeComparison between a gamified and non-gamified intervention on financial learning among adolescents: a behavioral analysiseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Sebastiana Ciriaco.pdfTexto Completo1,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.