Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5038
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação trabalho e educação e a (des)valorização do docente da rede pública municipal de Goiânia
Título(s) alternativo(s): The relationship between work and education and the (de)valuation of teachers in the municipal public network of Goiânia
Autor: Siqueira, Ana Karolina Borges de 
Primeiro orientador: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Primeiro membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Segundo membro da banca: Annes, Rodrigo Roncato Marques
Resumo: O presente estudo aduz algumas reflexões sobre a indissociável relação entre trabalho e educação ao que tange a (des)valorização dos professores do município de Goiânia. A pesquisa integra a Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do PPGE/PUC Goiás e dialoga com a pesquisa desenvolvida pela orientadora desta Dissertação que trata da Valorização Docente nos municípios do Estado de Goiás. À luz do materialismo histórico- dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica faz-se uma análise do Estatuto do Magistério da rede municipal de Goiânia. Busca-se saber como o Estatuto dos Servidores da Educação da rede municipal retratam a política de valorização docente em Goiânia? Para tanto, temos como objetivo geral interpretar e analisar o Estatuto do Magistério da Rede Municipal de Goiânia, a fim de perceber se há nesses documentos uma política de valorização do professor e compreender como ela é percebida nestes documentos. Como objetivos específicos traçamos compreender o conceito de trabalho e educação; analisar o impacto neoliberal na relação trabalho e educação; identificar que elementos de (des)valorização se presentificam nos documentos da SME Goiânia. Pode-se observar que sob a égide do neoliberalismo a relação trabalho e educação, estabelecida no sistema capitalista, é perversa e distorcida de suas concepções ontológicas. Nesse sentido, a educação, por não estar desvinculadas das mudanças sociais, econômicas e políticas, se estabelece para a empregabilidade. O trabalho, especificamente, o trabalho docente, em seu percurso histórico, se desenvolve em um processo de formação instrumentalizada e de exploração da força de trabalho, sistematizando a ideologia neoliberal. Concomitantemente, a educação em prol do capital e não sob o viés humanitário está subordinada aos interesses econômicos e pautada nas leis de mercado. Ou seja, engendra a desigualdade social necessária para a manutenção do sistema econômico, político e social vigente. O Estado, enquanto maior promotor de políticas públicas, ao buscar orientação no neoliberalismo e na sordidez do capitalismo, só poderá oferecer uma educação que a compreende como produto e que tem por objetivo a empregabilidade. Marx ajuda a compreender isso, ao esclarecer que nesse tipo de sociedade, estratificada em classes sociais e regida pelo modo de produção capitalista, o trabalho se coloca a serviço e a instrumento de dominação e alienação do homem. A pesquisa nos permitiu afirmar que por meio das lutas e movimentos sociais, ao longo da história recente no Brasil, tivemos, avanços, mas, ao mesmo tempo, são configurados com marcos do pensamento neoliberal, portanto contraditórios
Abstract: The present study brings some reflections about the inseparable relation between work and education in terms of the valorization and decrease of the teacher in Goiania county. Under the historical-dialectical materialism and through a bibliographical research it is done an analysis of the Magisterium Statute and the Plan of Function and Salary from Goiania county schools. The study seeks how the Statute of Educational Servers and the Plan of Function and Salary retract the valorization policy of Goiania county's teachers. For this purpose, the study aims to comprehend the concept of work and education according to the historical-dialectical materialism, analyses the neoliberal impact in the relation between work and education; to identify which elements of valorization and decrease appears in documents from Goiania's Educational Office. It is possible to observe that under the neoliberalism protection the relation work/education, established in capitalist system, is mean and distorted from its essence and anthological conceptions. In this sense, the education, which cannot be unbind from social, economic and political changes, sets to the employability. The teacher's work, specifically, in its historical pathway, develops in a instrumented qualification and exploration of workforce, systematizing the neoliberal ideology. Thus, the education pro capital, and not under an humanitarian approach is subordinated to the economic interests of the industry. In other words, it engenders the necessary social inequality for the maintenance of the current social, political and economic system. When the State, as the biggest public policies instigator, searches guidance in neoliberalism and in the nastiness of the capitalism, it will only offer education that is comprehended as an economical product that aims the employability. Marx helps to comprehend this, when he clarifies that in this type of society, which is structured in social classes and governed by the capitalist mode of production, the work is placed on duty as an instrument for domination and alienation of humans. In this context, it is searched in which historical moment arises the perspective of teacher's valorization and how it is presented in Goiania's Educational Office. Since these documents are results of campaign, advances, but, at the same time, they are featured as marks of the neoliberalism thoughts, therefore contradictory
Palavras-chave: Políticas públicas
Valorização docente
Trabalho
Educação
Neoliberalismo
Public policy.
Teacher appreciation
Work
Education
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SIQUEIRA, Ana Karolina Borges de. A relação trabalho e educação e a (des)valorização do docente da rede pública municipal de Goiânia. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5038
Data de defesa: 14-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Karolina Borges de Siqueira.pdf.crdownloadTexto Completo1,13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.