Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEchalar, Adda Daniela Lima Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758976350155947por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee2Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee3Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.contributor.referee4Oliveira, Lia Raquel Cardoso Gama de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4309106206114476por
dc.contributor.referee5Pretto, Nelson de Luca-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504621070252946por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:57Z-
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DIGITAL VIA AMBIENTE ESCOLAR: O PROUCA EM QUESTÃO.. 2015. 148 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/722-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no contexto do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Tal objeto é constituído pela convergência de dois eixos temáticos, a formação de professores e a inclusão digital via ambiente escolar. Considerando que o acesso às tecnologias não é condição suficiente para a redução das desigualdades sociais, a formação dos professores para o uso dos chamados laptops educacionais se coloca como aspecto fundamental do PROUCA. Essa constatação inspira a questão central desta pesquisa: que processos formativos docentes verificam-se nas escolas contempladas pelo PROUCA em Goiás? Com base nos princípios do materialismo histórico-dialético, segundo o proposto por Marx e Engels, o processo formativo dos professores para a inclusão digital que ocorreu no processo de implantação do PROUCA em Goiás é tomado como uma particularidade que se constitui em parte da totalidade que aí se reflete: as relações materiais e ideológicas de um determinado tempo histórico. O objetivo geral foi explicar os processos formativos docentes visando à inclusão digital, via ambiente escolar, nas escolas contempladas pelo PROUCA, em Goiás. A pesquisa tem caráter exploratório e foi realizada por meio de análise documental e pesquisa de campo que envolveu as nove escolas do estado de Goiás contempladas pelo Programa. Ela ocorreu entre os anos de 2011 e 2014, envolvendo 55 docentes. Para o tratamento da questão da inclusão digital via ambiente escolar, destacamos a contradição para explicitar as consequências da adoção da inclusão, como mera oposição à exclusão digital e social. No que diz respeito aos processos formativos docentes, o princípio da alienação nos foi útil para esclarecer que o modelo instrumental adotado indica muito mais a adaptação dos indivíduos às demandas da economia neoliberal do que uma formação autônoma, como seria o fundamento da ação intencional docente. O modelo formativo teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em uma racionalidade instrumental. Para análise, o corpus textual emergente da pesquisa exploratória foi organizado em três grandes eixos: a fragmentação que caracteriza o contexto da formação, a fragilidade do conceito de exclusão digital e a alienação que marca a formação instrumental que ocorre no bojo do PROUCA.por
dc.description.abstractThis research has as object of study teacher formation for digital inclusion via school environment in the context of the Program One Laptop per Child (PROUCA). This object is formed by the convergence of two thematic axs, the formation of teachers and the digital inclusion track school environment. Whereas access to technologies is not a sufficient condition for the reduction of social inequalities, the formation of teachers for the use of the so-called educational laptops arises as a fundamental aspect of PROUCA. This observation inspires the central question of this research: those formative process teachers are in schools covered by PROUCA in Goiás? On the basis of the principles of historical materialismdialectic, according to the proposed by Marx and Engels, the formative process of the teachers for the digital inclusion that occurred in the process of implantation of PROUCA in Goiás is taken as a special feature that is part of the whole that it reflects: relations material and ideological of a particular historical time. The general objective was to explain the formative processes teachers aiming to digital inclusion, track school environment, schools covered by PROUCA, in Tennessee. The research is exploratory and was performed by means of documentary analysis and field research involving the nine schools of the state of Goiás covered by the Program. It occurred between the years of 2011 and 2014, involving 55 teachers. For the treatment of the issue of digital inclusion track school environment, we highlight the contradiction to clarify the consequences of inclusion, as mere opposition to digital exclusion and social. As regards the formative processes teachers, the principle of alienation in was useful to clarify that the instrumental model adopted indicates much more adaptation of individuals to the demands of the neoliberal economy than a stand-alone formation, as it would be the foundation of action intentional teaching. The formative model was as basic assumptions the fragmentation and the hierarchy, based on an instrumental rationality. For analysis, the textual corpus emerging from exploratory research was organized in three major areas: the fragmentation that characterizes the context of training, the fragility of the concept of digital exclusion and alienation that mark the instrumental training that occurs in the bulge of PROUCA.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO ECHALAR.pdf: 2121531 bytes, checksum: a433e82737cec01e51a8b027b86acac0 (MD5) Previous issue date: 2015-02-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3499/ADDA%20DANIELA%20LIMA%20FIGUEIREDO%20ECHALAR.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Um Computador por Alunopor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectinclusão digital via ambiente escolarpor
dc.subjectlaptops educacionaispor
dc.subjecttecnologia e educaçãopor
dc.subjectProgram One Laptop Per Childeng
dc.subjectteacher formationeng
dc.subjectdigital inclusion via the school environmenteng
dc.subjecteducational laptopseng
dc.subjecttechnology and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DIGITAL VIA AMBIENTE ESCOLAR: O PROUCA EM QUESTÃO.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO ECHALAR.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.