Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/957
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino religioso: disciplina integrante das diretrizes curriculares do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): BRAGA, Ederlaine Fernandes. Religious Teaching: Subject Integrant of Directrix Curriculum of Essential Teaching. Goiânia, UCG, 2001.
Autor: Braga, Ederlaine Fernandes 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Resumo: Este estudo se propõe analisar a história e legislação da disciplina Ensino Religioso no Brasil, através de pesquisa bibliográfica e de entrevista com professores(as) e alunos(as). O Ensino Religioso no Brasil, no transcorrer de sua história passou por diversas alterações fundamentadas em leis, no entanto se manteve ligado à fé religiosa conforme orientação das igrejas. O trabalho aponta as lutas e as conquistas tidas no Ensino Religioso, porém, na maioria das vezes pouco valorizadas pelas lideranças políticas e pelos profissionais da educação envolvidos com a disciplina Ensino Religioso. Pode-se constatar que ao sancionar uma lei é necessário oferecer condições de execução da mesma. Aponta-se para a necessidade de se ter presente, na análise, a questão da execução do artigo 33 da Nova Lei de Diretrizes e Bases na prática da disciplina Ensino Religioso procurando trabalhar os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso, buscando o exercício efetivo a respeito da diversidade cultural existente na sala de aula e no Brasil. Os conteúdos do Ensino Religioso propostos nos Parâmetros Curriculares visam dar contribuições para a reafirmação da escola como lugar de encontro, diálogo entendimento com vistas à formação básica cidadã.
Abstract: This study intends to analyze the history and legislation of the Religious Teaching Subject in Brazil, through bibliographical research and of interview with teachers and students. The Religious Teaching in Brazil, went through several alterations based in laws elapsing its history. However it stayed linked to the religious faith according to orientation of the churches. The work points the fights and the conquests held in the Religious Teaching, however, most of the time little value was given by the political leaders and by the professionals of the education involved with the Religious Teaching Subject. It can be verified that when sanctioning a law it is necessary to offer conditions of execution of the same. We appeared for the need of having present, in the analysis, the subject of the execution of the article 33 of the New Law of Guidelines and Bases in practice of the Religious Teaching Subject trying to work the Parameters National Curriculars of Religious Teaching, looking for the effective exercise regarding the existent cultural diversity in the class room and in Brazil. The contents of the Religious Teaching proposed in the Parameters Curriculars seek to give contributions for the reafirmation of the school as encounter place, dialogue understanding with views to the citizen basic formation.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Diretrizes curriculares
Ensino Fundamental
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Filosofia e Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citação: BRAGA, Ederlaine Fernandes. Ensino religioso: disciplina integrante das diretrizes curriculares do ensino fundamental. 2001. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Departamento de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/957
Data de defesa: 20-Ago-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ederlaine Fernandes Braga.pdf511,19 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.