Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2714
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ESTADO DE GOIÁS E A AGRICULTURA BIOTECNOLÓGICA.
Autor: Cardoso, Renata Carvalho 
Primeiro orientador: Silva, José Antonio Tietzmann e
Primeiro membro da banca: Franco, Geisa Cunha
Segundo membro da banca: Mascarenhas, Luciane Martins de Araújo
Resumo: Este trabalho trata da biotecnologia, em especial da modificação genética dos alimentos. O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar os impactos e consequências da agricultura biotecnológica no Estado de Goiás, buscando, com base em pesquisa científica de caráter bibliográfico, viabilizar a solução dos problemas, bem como confirmar ou refutar as hipóteses levantadas no projeto desta pesquisa. Em especial, possibilitar o debate e a reflexão capazes de desvendar se a modificação genética dos alimentos solucionou problemas como a fome, a desnutrição e a degradação ambiental, ou se esse modelo de agronegócio em commodities e monocultivo de organismos geneticamente modificados representa tão somente uma ameaça capaz de gerar irreversíveis danos ao homem e ao meio ambiente. A pesquisa, apesar da incerteza quanto aos efeitos, em longo tempo, da manipulação e do consumo desses alimentos, demonstrou a existência de aspectos positivos, não obstante a investigação e comparação dos argumentos e pesquisas favoráveis e contrárias não se mostrarem hábeis à formação de uma opinião totalmente segura e isenta quanto à agricultura biotecnológica, sobretudo em relação aos transgênicos. Enfim, o consenso, no que tange a aceitação dos alimentos geneticamente modificados, seguindo a tendência mundial, não se faz presente em Goiás, especialmente porque o impacto mais evidente e possivelmente o mais óbvio desses alimentos sobre a saúde está relacionado ao aumento sem precedentes no uso de agrotóxicos, o que, embora não seja exclusividade da biotecnologia, sem dúvida foi incrementado em volumes, modo de aplicação, concentração de princípios ativos cada vez mais tóxicos e resíduos em alimentos, de forma exponencial.
Abstract: Este trabajo se ocupa de la biotecnología, en particular, la modificación genética de los alimentos. El objetivo de esta investigación es investigar y analizar los impactos y consecuencias de la biotecnología agrícola en el estado de Goiás, en busca, basado en la investigación científica bibliográfica, facilitar la solución de problemas, así como confirmar o refutar las hipótesis en este proyecto de investigación. En particular, facilitar el debate y la reflexión capaz de desentrañar la modificación genética de los alimentos resuelto los problemas del hambre, la malnutrición y la degradación del medio ambiente o cuando el modelo del agronegocio en las materias primas y el monocultivo de organismos modificados genéticamente sólo representa una amenaza capaz de generar irreverssíveis daños a las personas y el medio ambiente. La investigación, a pesar de la incertidumbre sobre los efectos, mucho tiempo, la manipulación y el consumo de estos alimentos mostró la existencia de aspectos positivos, a pesar de la investigación y comparación de los argumentos a favor y en contra y de investigación no muestra la formación de un experto opinión seguros y libres por completo con respecto a la biotecnología agrícola, sobre todo en relación con los OMG. Por último, el consenso respecto a la aceptación de los alimentos modificados genéticamente, siguiendo la tendencia mundial, no está presente en Goiás, especialmente porque el impacto más obvio y, posiblemente, el más evidente de estos alimentos en la salud se relaciona con el aumento sin precedentes el uso de pesticidas, que, aunque no de forma exclusiva la biotecnología, sin duda, se aumentó en volumen, modo de aplicación, la concentración de ingredientes activos cada vez más tóxicos y residuos en los alimentos, de manera exponencial.
Palavras-chave: Modificação Genética
Agricultura
Alimentos
Consequências
Estado de Goiás
Modificación genética
Agricultura
Alimentación
Consecuencias
Estado de Goias
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Citação: CARDOSO, Renata Carvalho. O ESTADO DE GOIÁS E A AGRICULTURA BIOTECNOLÓGICA.. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2714
Data de defesa: 26-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA CARVALHO CARDOSO.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.