Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kênia Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4708038363452351por
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee2Faria, Gina Glaydes Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:19Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2010-09-30-
dc.identifier.citationSILVA, Kênia Ribeiro da. LEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the families. 2010. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1024-
dc.description.resumoApesar de inumeráveis estudos sobre o tema dificuldade de aprendizagem e de exaustivos esforços, ao longo da história da Educação, para se encontrar explicações quanto às causas do não aprender, considera-se pertinente, ainda hoje, abordá-lo, por entender que tal assunto ainda não foi suficientemente esclarecido, uma vez que os problemas de aprendizagem persistem e se manifestam de diferentes modos no cenário educacional brasileiro. Este trabalho investiga tal assunto, explicitando o debate sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro, desde a época da República. Considera-se, para a análise dos dados, o conceito de Aprendizagem na concepção de Lev. Vigotsky e de sua perspectiva histórico-cultural, os postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com o saber e as explicações de Philippe Meirieu para o processo de elaboração do conhecimento. Ainda como referência é considerado o conceito de Dificuldade de Aprendizagem sob uma abordagem sociológica, tomando como pressuposto teórico a formulação de Pierre Bourdieu sobre a função da escola nas sociedades capitalistas e, em especial, o seu conceito de capital cultural. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas municipais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos, a presente dissertação explicita como a escola e seus educadores, os educandos e as famílias compreendem, explicam e analisam a dificuldade de aprendizagem e, ainda, como se dá a articulação entre o capital cultural e o conhecimento acadêmico exigido pela escola em relação à aprendizagem do educando. Os dados evidenciam uma relação pedagógica entre educadores e educandos frágil e ineficiente, cuja prática pedagógica não contribui para efetivação de uma aprendizagem significativa. A escola atribui a causa da dificuldade de aprendizagem a fatores externos a ela, contribuindo, assim, para a reprodução das desigualdades educativas e, consequentemente, para as desigualdades sociais.por
dc.description.abstractDespite of innumerable studies about the theme difficulty in learning and exhausting efforts, a long history of Education, to find explanations, of the causes of not being able to learn, consider it relevant, still today, to address it, considering that this subject was not yet enlightened. Once problems in learning persist and manifests in different ways in the scene of Brazilian education. This work investigates this subject expliciting the discussion of the difficulty in learning present in the pedagogical Brazilian since the Republic. Considering on an analysis this facts, the concept of learning based on a conception of Lev. Vigotsky on a cultural historic perspective, also on Bernard Chariot about knowing and the relation that the person establishes with knowing, and the explications on Philippe Meirieu about the process of elaboration of knowledge begins. Discusses also the concept of Difficulty of Learning taking as reference theoretical Pierre Bourdieu about the function the school in the capitalists societies. Throughout the empirical research made in two public schools in Goiânia and the starting from the method and the analysis the facts the present dissertation explicit as the school and theirs educators, the students and the families understand, explains and analysis the difficulty in learning and how it articulates between the cultural capital and the academic knowledge required by schools in relation on the learning of the student. The data show a pedagogical relationship between teachers and students fragile and inefficient, whose teaching practice does not contribute to realization of a meaningful learning.The school attributes the cause of learning difficulties to factors external to it, thus contributing to the reproduction of educational inequalities and hence to social inequalities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KENIA RIBEIRO DA SILVA.pdf: 5710701 bytes, checksum: 49def9dacb8b19a613025f7fce3fb8da (MD5) Previous issue date: 2010-09-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3990/KENIA%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectCapital culturalpor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLearning difficultyeng
dc.subjectCultural capitaleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A ESCOLA, O EDUCANDO E A FAMÍLIApor
dc.title.alternativeLEARNING DIFFICULTY: the school, the students and the familieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENIA RIBEIRO DA SILVA.pdf5,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.