Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1026
Tipo do documento: Dissertação
Título: O BRINQUEDO EM INSTITUIÇOES PÚBLICAS DE EDUCAÇAO INFANTIL: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PAIS E PROFESSORAS
Autor: Alvares, Lorena Olímpio 
Primeiro orientador: Araújo, Denise Silva
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Bittar, Mona
Resumo: Esta dissertação analisa o significado atribuído ao brinquedo por pais e professoras de uma instituição pública de educação infantil. O tema implicou na necessidade de um estudo acerca da importância do brinquedo para o desenvolvimento infantil, assim como, da conceituação que se atribui a termos como lúdico, jogo, brinquedo e brincadeira. Outro aspecto investigado refere-se à forma como os pais e educadoras compreendem a maneira como crianças apropriam-se do brinquedo para criar situações lúdicas, bem como, sua importância na educação infantil. Com o fim de proceder-se a esta investigação, buscou-se embasamento em um referencial teórico que segue a perspectiva sócio-histórica de Vigotsky (1916-1934), que postula a influência e a inter-relação dos aspectos sociais, culturais e biológicos no desenvolvimento do indivíduo. Contribuíram, também, para a construção deste referencial teórico, outros autores, como Kishimoto (2008), Elkonin (1998), Huizinga (1999, 1993); Brougére (1997,1999,2004); e Rocha (2005). Para Vigotsky (2007), é a vivência no meio humano, na atividade ocorrida na interação com outros indivíduos que permitem o desenvolvimento de um novo e complexo sistema psicológico na criança. Este estudo acerca dos significados atribuídos por pais de crianças pequenas e professoras da educação infantil ao lúdico e ao brinquedo pode ajudar-nos a entender a situação social das crianças em relação aos adultos. Para realizar este estudo, além da revisão da literatura, realizamos uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, cujo principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista, orientada por roteiros elaborados especificamente para este fim: um modelo para as educadoras e outro para os pais. Ao analisarmos os resultados obtidos acerca de como os pais e professoras percebem a forma como as crianças se apropriam do brinquedo para criar situações de brincadeira, pudemos perceber que eles acreditam no desenvolvimento a partir da interação no cotidiano, onde o brinquedo atua como facilitador.
Abstract: This dissertation analyzes the meaning given the toy for parents and teachers at a public institution of education. The issue involved the need for a study about the importance of toys for child development, as well as the conceptualization that is attributed to terms such as play, game, toy and game. Another aspect investigated concerns the way parents and educators understand how children appropriate the toys to create play situations, as well as its importance in education. In order to proceed to this investigation, we sought a grounding in the theoretical framework that follows the socio-historical perspective of Vygotsky (1916-1934), which postulates the influence and interplay of social, cultural and the biological development of the individual. Also contributed to the construction of this theoretical framework, other authors, as Kishimoto (2008), Elkonin (1998), Huizinga (1999, 1993); by Brougère (1997,1999, 2004) and Rock (2005). For Vygotsky (2007), is the experience in the human environment, the activity that occurred in the interaction with other individuals that allow the development of a new and complex psychological system in children. This study about the meanings attributed by parents of young children and teachers from kindergarten through play and the toy can help us understand the social situation of children compared to adults. To perform this study, besides reviewing the literature, we conducted a field survey, a qualitative approach, whose main instrument of data collection was the interview, guided tours designed specifically for this purpose: a model for educators and another for parents. Analyzing the results obtained on how parents and teachers realize how children take ownership of the toy to create situations of play, we could see that they believe in development through interaction in everyday life, where the toy acts as a facilitator.
Palavras-chave: educação infantil
criança
desenvolvimento
jogo
brinquedo e brincadeira
early childhood education
child
development
game
toy and game
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ALVARES, Lorena Olímpio. O BRINQUEDO EM INSTITUIÇOES PÚBLICAS DE EDUCAÇAO INFANTIL: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PAIS E PROFESSORAS. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1026
Data de defesa: 30-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Olimpio Alvares.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.