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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO.
Autor: Sanches, Maria Geli 
Primeiro orientador: Silva, Débora Cristina Santos e
Primeiro membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Segundo membro da banca: Amaral, Nelson Cardoso
Resumo: A Avaliação Institucional é um importante instrumento de gestão, pois ela permite diagnosticar a realidade institucional, evidenciando potencialidades e fragilidades permitindo a tomada de decisões para o alcance da qualidade da gestão acadêmica. Assim esse trabalho tem como objetivo analisar se os resultados da Avaliação Institucional realizada nos anos de 2005/2006, na Universidade Estadual de Goiás, mais especificamente em uma de suas Unidades, na cidade de Anápolis, denominada Unidade Universitária de Ciências Socioeconômica e Humanas- UnUCSEH, contribuíram para melhoria da gestão e da prática pedagógica de seus docentes. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa e, como técnica para coleta de dados, optamos por aplicar questionários para coordenadores de cursos, professores e acadêmicos e entrevistas semi-estruturadas para oitiva dos membros da Comissão de Avaliação e do Diretor da Unidade Universitária. Realizamos ainda a pesquisa documental nos Relatórios de Avaliação da Universidade e Unidade Universitária. Para analise, agrupamos os dados obtidos em categorias que emergiram das respostas dadas. Já para a analise sistematizada desses dados em relação ao processo de divulgação dos resultados, utilizamos a abordagem filosófica de Habermas, mais especificamente sua teoria da ação comunicativa, pela qual ele propõe a existência de dois grandes mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, no qual se dá o processo de democratização da gestão, podendo privilegiar a participação dos sujeitos na organização acadêmica e na compreensão dos saberes políticos e culturais, portanto na apropriação da autonomia universitária sustentada pela razão comunicativa. Consta que a Avaliação Institucional realizada na UnUCSEH teve sua formatação e organização por uma equipe externa à Unidade e com isso não houve a sensibilização da comunidade acadêmica para se envolver no processo avaliativo. Dessa forma o processo resumiu-se na coleta de dados quantitativos, com uma divulgação tímida, não servindo aos interesses da comunidade acadêmica, nem tampouco para implementar melhorias na gestão e nas práticas pedagógicas de seus docentes.
Abstract: The Institutional Assessment is an important management tool because it enables us to diagnose the institutional reality, highlighting strengths and weaknesses, allowing decision making to achieve quality of academic management. Thus, this study aims to analyze the results of Institutional Assessment conducted in the years 2005/2006, the State University of Goiás, but specifically in one of its units in the city of Annapolis, called Unity University Socioeconomic Sciences and Humanities-UnUCSEH, contributed to improved management and pedagogical practices of their teachers. Used as a methodology to approach qualifying and as a technique for data collection we chose to conduct questionnaires to course coordinators, teachers and scholars, and structured interviews for hearing members of the Evaluation Committee and the Director of University Drive. We also carried out documentary research on the Assessment Reports of the University and University Drive. For analysis, we grouped the data into categories that emerged from the answers given. As for the systematic analysis of these data in relation to the process of disseminating the results, we use Habermas's philosophical approach, more specifically his theory of communicative action where it shows the existence of two worlds: the world of system and life world, where takes the process of democratization in the management and can focus on the subjects' participation in organizing academic knowledge and understanding of politics and culture, so the ownership of university autonomy sustained by the communicative reason. We verify that the Institutional Assessment conducted in UnUCSEH, had its format and organization for a team outside the unit and thus there was no awareness of the academic community to engage in the evaluation process. Thus the process outlined in the collection of quantitative data, with a tentative release does not serve the interests of the academic community, nor to implement improvements in management and pedagogical practices of their teachers.
Palavras-chave: Avaliação Institucional
Sensibilização
Resultados
Gestão Pedagógica
Docência
Institutional Assessment
Awareness
Results
Educational Management
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANCHES, Maria Geli. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO.. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1032
Data de defesa: 10-Dec-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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