Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanches, Maria Geli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540416643005462por
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Cristina Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070por
dc.contributor.referee1Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.contributor.referee2Amaral, Nelson Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3161592631250103por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:23Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.citationSANCHES, Maria Geli. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO.. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1032-
dc.description.resumoA Avaliação Institucional é um importante instrumento de gestão, pois ela permite diagnosticar a realidade institucional, evidenciando potencialidades e fragilidades permitindo a tomada de decisões para o alcance da qualidade da gestão acadêmica. Assim esse trabalho tem como objetivo analisar se os resultados da Avaliação Institucional realizada nos anos de 2005/2006, na Universidade Estadual de Goiás, mais especificamente em uma de suas Unidades, na cidade de Anápolis, denominada Unidade Universitária de Ciências Socioeconômica e Humanas- UnUCSEH, contribuíram para melhoria da gestão e da prática pedagógica de seus docentes. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa e, como técnica para coleta de dados, optamos por aplicar questionários para coordenadores de cursos, professores e acadêmicos e entrevistas semi-estruturadas para oitiva dos membros da Comissão de Avaliação e do Diretor da Unidade Universitária. Realizamos ainda a pesquisa documental nos Relatórios de Avaliação da Universidade e Unidade Universitária. Para analise, agrupamos os dados obtidos em categorias que emergiram das respostas dadas. Já para a analise sistematizada desses dados em relação ao processo de divulgação dos resultados, utilizamos a abordagem filosófica de Habermas, mais especificamente sua teoria da ação comunicativa, pela qual ele propõe a existência de dois grandes mundos: o mundo do sistema e o mundo da vida, no qual se dá o processo de democratização da gestão, podendo privilegiar a participação dos sujeitos na organização acadêmica e na compreensão dos saberes políticos e culturais, portanto na apropriação da autonomia universitária sustentada pela razão comunicativa. Consta que a Avaliação Institucional realizada na UnUCSEH teve sua formatação e organização por uma equipe externa à Unidade e com isso não houve a sensibilização da comunidade acadêmica para se envolver no processo avaliativo. Dessa forma o processo resumiu-se na coleta de dados quantitativos, com uma divulgação tímida, não servindo aos interesses da comunidade acadêmica, nem tampouco para implementar melhorias na gestão e nas práticas pedagógicas de seus docentes.por
dc.description.abstractThe Institutional Assessment is an important management tool because it enables us to diagnose the institutional reality, highlighting strengths and weaknesses, allowing decision making to achieve quality of academic management. Thus, this study aims to analyze the results of Institutional Assessment conducted in the years 2005/2006, the State University of Goiás, but specifically in one of its units in the city of Annapolis, called Unity University Socioeconomic Sciences and Humanities-UnUCSEH, contributed to improved management and pedagogical practices of their teachers. Used as a methodology to approach qualifying and as a technique for data collection we chose to conduct questionnaires to course coordinators, teachers and scholars, and structured interviews for hearing members of the Evaluation Committee and the Director of University Drive. We also carried out documentary research on the Assessment Reports of the University and University Drive. For analysis, we grouped the data into categories that emerged from the answers given. As for the systematic analysis of these data in relation to the process of disseminating the results, we use Habermas's philosophical approach, more specifically his theory of communicative action where it shows the existence of two worlds: the world of system and life world, where takes the process of democratization in the management and can focus on the subjects' participation in organizing academic knowledge and understanding of politics and culture, so the ownership of university autonomy sustained by the communicative reason. We verify that the Institutional Assessment conducted in UnUCSEH, had its format and organization for a team outside the unit and thus there was no awareness of the academic community to engage in the evaluation process. Thus the process outlined in the collection of quantitative data, with a tentative release does not serve the interests of the academic community, nor to implement improvements in management and pedagogical practices of their teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA GELI SANCHES.pdf: 968099 bytes, checksum: 16bafa29d808808cb4772a07ea62d3d3 (MD5) Previous issue date: 2010-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3996/MARIA%20GELI%20SANCHES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação Institucionalpor
dc.subjectSensibilizaçãopor
dc.subjectResultadospor
dc.subjectGestão Pedagógicapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectInstitutional Assessmenteng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectResultseng
dc.subjectEducational Managementeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA GELI SANCHES.pdf945,41 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.