Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1034
Tipo do documento: Dissertação
Título: CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM BALANÇO DE PRODUÇÕES NO PERÍODO DE 1999 A 2008
Autor: Costa, Simone Freitas Pereira 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Chaves, Sandramara Matias
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar um balanço que permitisse explicitar as concepções de avaliação da aprendizagem predominantes no pensamento educacional brasileiro, identificando as matrizes epistemológicas que as fundamentam. Dos periódicos inicialmente selecionados, foram contemplados para esta pesquisa: Cadernos de Pesquisa, Estudos em Avaliação Educacional e Revista Brasileira de Educação. Um dos critérios estabelecidos para a seleção dos periódicos foi a exigência de que nenhum deles tivesse sua circulação interrompida desde a vinculação de seu primeiro exemplar. Foi feito ainda um levantamento de dissertações e teses cadastradas na Capes com o objetivo de identificar estudos que já haviam produzido o balanço desta temática. Foram localizados quatro balanços: uma tese e três artigos acerca da avaliação da aprendizagem. Foi possível, após este levantamento estabelecer que o período de nosso balanço teria como referência o período de 1999 a 2008. É importante dizer que o aporte teórico que subsidiou o caminho metodológico desta pesquisa foi baseado em textos de Hadji (2001), Sant´Anna (2002), Luckesi (2008), Tiballi (2007), Chaves, (2003), Vasconcellos (1998, 2000), Hoffmann, (1998, 2004), Demo (2006), Gimeno Sacristán (1998), Libâneo (1994, 1999, 2008, 2009, 2010) e outros. Percebemos, em nosso estudo, que nas produções sobre a avaliação, houve uma importante mudança nas concepções de avaliação da aprendizagem: de uma perspectiva tradicional denunciada nos primeiros trabalhos, o pensamento educacional vem fortalecendo uma concepção de avaliação formativa, qualitativa, mediadora. Evidenciou-se nesta pesquisa uma considerável preocupação com a formação de professores avaliadores; acredita-se que para que ocorra a efetivação de uma avaliação formativa, espera-se que a formação do professor possibilite o exercício de ampla reflexão sobre a prática avaliativa.
Abstract: This study had as a goal to carry setting the trajectory which would be able to explicit the conceptions of predominant learning evaluation of Brazilian educational thought, identifying the epistemological tones that they are based on. Among the journals initially selected, it was contemplated for this research: Research Periodical, Studies on Educational Evaluation and Educational Brazilian Journal. One of the criteria established for selecting the journals was a requirement that none of them had their circulation interrupted since the diffusion of its first sample. It was also done a survey on dissertations and thesis registered at Capes with the objective of identifying the studies that already produced the trajectory of this thematic. It was found four balances: one thesis and three articles about the learning evaluation. It was possible after this survey establish the period of our trajectory which had as a reference the period between 1999 and 2008. It is important to say that theoretical support that based the methodological way of this study was based on texts of Hadji (2001), Sant´Anna (2002), Luckesi (2008), Tiballi (2007), Chaves, (2003), Vasconcellos (1998, 2000), Hoffmann, (1998, 2004), Demo (2006), Gimeno Sacristán (1998), Libâneo (1994, 1999, 2008, 2009, 2010) and others. We realized, in our studies, that productions on evaluation, an important change occurred about learning evaluation conceptions: from a traditional perspective revealed on the first works, the educational thought has been strengthening a formative, qualitative and mediator evaluation conception. It was showed with this research a considerable concern about evaluation teacher s formation; it is believed that, in order to occur an effective formative evaluation, it is necessary to have teacher formation that enables the exercise of wide reflection about the evaluation practice.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
concepções de avaliação da aprendizagem
pensamento educacional brasileiro
Learning evaluation
learning evaluation conceptions
educational Brazilian thought
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: COSTA, Simone Freitas Pereira. CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM BALANÇO DE PRODUÇÕES NO PERÍODO DE 1999 A 2008. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1034
Data de defesa: 14-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE FREITAS PEREIRA COSTA.pdf740,07 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.