Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Bruna Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735882688251362por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.contributor.referee2Limonta, Sandra Valéria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:25Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2011-08-26-
dc.identifier.citationCRUZ, Bruna Cardoso. The specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teaching. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1036-
dc.description.resumoA pesquisa refere-se a aspectos da formação de professores para o ensino fundamental no curso de Pedagogia. Visa colher dados sobre como estão sendo trabalhadas as disciplinas de formação profissional específica nesses cursos e se elas estão contribuindo para a apropriação de saberes docentes ao exercício profissional de futuro professores. O tema de investigação foi escolhido em razão da busca de relações entre o currículo de formação profissional do licenciado em pedagogia e os baixos resultados escolares de alunos do ensino fundamental evidenciados nas estatísticas oficiais. A investigação analisa se os conteúdos trabalhados na didática, nos fundamentos e metodologias e nos conteúdos específicos do ensino fundamental correspondem às necessidades formativas em função do desempenho profissional futuro dos licenciandos. Trata-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada em quatro instituições de ensino superior que mantêm curso de Pedagogia no Estado de Goiás, sendo duas públicas e duas privadas. Como procedimentos de pesquisa, foram utilizados: observações de aulas, realização de entrevistas e questionários, aplicação de prova de aproveitamento, além da análise de projetos pedagógicos e curriculares das instituições pesquisadas. Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se ao referencial teórico da teoria histórico-cultural, especialmente da teoria de ensino desenvolvimental de V. Davydov. Espera-se que os resultados obtidos nesta investigação possam trazer elementos a uma avaliação crítica dos cursos de Pedagogia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação de nosso país.por
dc.description.abstractThe research refers to aspects of teacher training for primary education in the Faculty of Education. Aims to collect data on how the subjects are being worked on specific training in these courses and if they are contributing to the appropriation of knowledge in the profession of teaching future teachers. The research topic was chosen because the search for relationships between the curriculum of graduate training in pedagogy and low school performance of elementary students shown in the official statistics. The research examines whether the content worked in teaching in theoretical and methodological foundations and content-specific elementary schools meet the needs depending on training future professional performance of the undergraduates. It s in the form of qualitative research case study conducted in four institutions of higher education pedagogy courses that maintain the state of Goias, two public and two private. As research procedures were used: observations of lessons, interviews and questionnaires, proof of application use, besides the analysis of educational projects and curricula of the institutions surveyed. For the analysis and interpretation of data, we used the theoretical framework of cultural-historical theory, especially the theory of developmental education V. Davydov. It s expected that the results obtained in this investigation can bring elements to a critical evaluation of Pedagogy, helping to improve the quality of education in our country.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNA CARDOSO CRUZ.pdf: 4333799 bytes, checksum: f0a6cca0c2c1af3048e215ca2f2cf9c3 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4070/BRUNA%20CARDOSO%20CRUZ.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectFundamentos Teóricospor
dc.subjectMetodológicospor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectTheoreticaleng
dc.subjectMethodologicaleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A APROPRIAÇÃO DE SABERES PARA A DOCÊNCIApor
dc.title.alternativeThe specific vocational training courses in the Degree in Pedagogy: the appropriation of knowledge for teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA CARDOSO CRUZ.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.