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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Anália Cássia Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658818885374094por
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.contributor.referee1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee2Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:29Z-
dc.date.available2012-05-28-
dc.date.issued2009-10-28-
dc.identifier.citationSouza, Anália Cássia Gonçalves de. O curso de licenciatura plena parcelada em pedagogia e suas implicações nas práticas do ensino de arte na educação infantil. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1041-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar a efetividade do curso de Licenciatura Plena parcelada em Pedagogia da Unidade Universitária de Inhumas mediante a confrontação das orientações teóricas e metodológicas desse curso e a prática pedagógica das professoras de Arte na Educação Infantil que exercem atividades em creches e escolas municipais de Inhumas. Foi direcionado para as seguintes indagações: Como se efetiva a prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, que fizeram o curso de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia na UEG Unidade de Inhumas, e trabalham com arte/educação? Qual a relação entre os conhecimentos trabalhados no programa Universidade para os Trabalhadores da Educação e a prática pedagógica dos professores que trabalham com arte/educação? Existe diferença entre a prática do ensino de arte dos professores do curso de Pedagogia que cursaram a disciplina Arte na Educação Infantil (Convênio VI) e a prática dos professores que não cursaram esta disciplina? Buscou-se em autores que discutem a formação de professores como: Candau (1984); Cunha (1989, 2004); Libâneo (1991, 2001); Schultz (1995); Veiga (1997); Alarcão (1996); Nóvoa (1995) e autores indicados no programa da disciplina Arte/Educação do Convênio VI do curso de Pedagogia, como Barbosa (1990); Cavalcante (1995); Fusari (1998); Ferraz (1999); Duarte Jr. (1991), aporte teórico para tentar responder as questões que nortearam a pesquisa. Os trabalhos de Vygotsky, por constituírem a base teórica da produção de autores trabalhados na disciplina Arte Educação, foram fundamentais para compreender melhor a prática dos sujeitos da pesquisa. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a dezembro de 2008. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, observações diretas não participantes formais e informais e entrevistas e analisados por meio de análise de conteúdo. A análise do material obtido revelou a inexistência de diferença entre a prática das professoras que cursaram a disciplina Arte na Educação Infantil e a prática das professoras que não cursaram a referida disciplina. Ou seja, que são tênues os efeitos do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Parcelada (LPP), UnU - Inhumas na prática dos professores que atuam na Educação Infantil e trabalham com os conteúdos de Arte Educação. A principal contribuição desta pesquisa consistiu em revelar a necessidade de maior investimento na formação continuada dos professores que atuam na Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the effectiveness of undergraduate course in pedagogy in Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, drive through the confrontation of theoretical and methodological guidelines for this course and pedagogical practice of teachers of Arts engaged in activities in pre-schools and public schools. It was directed to the following key questions: how is the pedagogical practice of teachers, who have the full undergraduate course in pedagogy in UEG Inhumas, and their work with art/education? What is the relationship between the knowledge in the programme of this university and the pedagogical practice of teachers who works with art/education? Is there any difference between the practice of teaching art of teachers that studied art in child education (Class VI) and the practice of teachers who did not study this discipline? It is considered authors who discuss the training of teachers as: Candau (1984); Cunha (1989,2004); Libâneo (1991,2001); Schultz (1995); Veiga (1997); Alarcão (1996); Nóvoa (1995) and authors indicated in art discipline program/education (Class VI of pedagogy), as Barbosa (1990); Cavalcante (1995); Fusari (1998); Ferraz (1999); Duarte J (1991),which gave theoretical contribution to try to answer the questions that have guided the search. Vygotsky s studies are the theoretical basis of the production of authors worked in art education and they are the key to better understand the subject of the research. It is considered a qualitative study because it is more relevant when it comes to understanding an educational phenomenon. Data collection was performed during the period from August to December 2008. The data were obtained through direct observations desk research, non-formal and informal and semistructured interviews and analyzed through content analysis. The analysis of material obtained showed no difference between the practices of teachers that studied art discipline in pre-school and the practice of teachers who did not study such discipline. The effects of the course of pedagogy at the UEG-Inhumas, are clear in the practice of teachers who work in child education and work with the contents of art education. The main contribution of this research was to reveal the need for greater investment in training and continuing training of teachers working in child education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Analia Cassia Goncalves de Souza.pdf: 626152 bytes, checksum: 7840c350875ab25efc675777e83b0c12 (MD5) Previous issue date: 2009-10-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4138/Analia%20Cassia%20Goncalves%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectteachingeng
dc.subjectArt educationeng
dc.subjectPre-schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO curso de licenciatura plena parcelada em pedagogia e suas implicações nas práticas do ensino de arte na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
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