Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1042
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO |
Título(s) alternativo(s): | Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use |
Autor: | Pereira, Lyandra de Azevedo |
Primeiro orientador: | Peixoto, Joana |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Maria Tereza Canezin |
Segundo membro da banca: | Toschi, Mirza Seabra |
Resumo: | Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo desta dissertação foi investigar a cultura digital dos jovens, visando identificar os aspectos educativos de suas formas de apropriação da internet fora do contexto escolar. O ponto de partida é a preocupação com a idéia preconcebida de que os usos que os jovens fazem da internet fora do contexto escolar são suficientes para prepará-los para o uso demandado pela escola. O estudo da questão cultural, da cultura escolar e da cultura digital tomou como referência as contribuições de Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), dentre outros. Para a investigação das relações entre as tecnologias e os processos sociais, culturais e educativos, apoiamo-nos especialmente nas reflexões de Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho e Hernandez (2006) e Santaella (2004). A pesquisa de tipo qualitativa consistiu na observação de jovens utilizando a internet em lan-house situadas na região leste do município de Goiânia. Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi adotado o diário de observação como instrumento para a coleta de dados. A discussão e análise dos resultados levaramnos a identificar quatro modalidades de uso que podem ser tomadas como elementos para caracterizar as formas de uso da internet pelos jovens em lanhouse: 1) Formas diversificadas de uso; 2) Comunicação limitada ao grupo social de convivência; 3) Comunicação virtual de forma complementar (e não substitutiva) ao processo de comunicação presencial; 4) A configuração de um leitor marcado pelos meios de comunicação eletrônicos. |
Abstract: | This study was conducted within the research line Theories and Processes of Education, Educational Program Graduate Education at the Pontifical Catholic University of Goias. The objective of this thesis was to investigate the digital culture of young people, identifying the educational aspects of their forms of appropriation of the Internet outside school. The starting point is the concerning about the preconceived idea that the uses which young people make of the Internet outside school are sufficient to prepare them for use demanded by the school. The study of the cultural issue, of school culture and digital culture took as a reference the contributions of Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), among others. To investigate the relationships between technologies and the social, cultural and educational processes, we rely especially on the debate of Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho, Hernandez (2006) and Santaella (2004). The qualitative type of research consists in the observation of young people using the internet in lan-house situated in the eastern part of the city of Goiania. To accommodate the research objectives, we adopted the daily observation as a tool for data collection. The discussion and analysis of the results led us to identify four types of use that can be taken as evidence to characterize the forms of Internet use by young people in lanhouse: 1) use of diverse forms, 2) communication limited to the social group, 3) Virtual Communications in a complementary (not substitutive) to the presential communication process, 4) Setting up a player marked by the electronic media. |
Palavras-chave: | práticas digitais juvenis internet lan-house educação tecnologia youth digital practices internet lan-house education technology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | PEREIRA, Lyandra de Azevedo. Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1042 |
Data de defesa: | 28-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LYANDRA DE AZEVEDO PEREIRA.pdf | 546 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.