Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1043
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DESCREVENDO UM EXPERIMENTO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL
Autor: Marengão, Luiz Angelo 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Zanata, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Echeverría, Agustina Rosa
Resumo: Este estudo descreve uma experiência metodológica para o ensino de Física cujo objetivo foi o de por em prática, em um experimento didático-formativo, uma metodologia diferenciada voltada para a formação do pensamento teórico-científico, buscando avaliar as ações didáticas de uma professora, a partir de um plano de ensino, em relação à formação de ações mentais dos alunos. O interesse pelo tema surgiu a partir da constatação da falta de motivação dos alunos para o estudo da Física e das dificuldades encontradas pelo professor no ensino dessa disciplina. Como referência teórico-metodológica, foi adotada a teoria histórico-cultural de Vygotsky e, dentro dela, da teoria do ensino desenvolvimental de Davídov, em razão do seu grande potencial em contribuir para a melhoria do ensino de Física. Essas teorias auxiliam o professor no planejamento e desenvolvimento do seu trabalho na medida em que propõem a organização do ensino voltado para a formação de conceitos, a ligação entre a análise de conteúdo e os motivos dos alunos, assim como a organização de situações de interação e colaboração mútua em função do desenvolvimento de ações mentais. Foi realizada pesquisa qualitativa por meio do experimento didático-formativo, procedimento que permite o acompanhamento do processo de formação de ações mentais ao logo da execução de um plano de ensino. O experimento consistiu do planejamento conjunto entre o pesquisador e a professora da classe, de conteúdos e estratégias de aprendizagem, para um trimestre letivo, das aulas da disciplina Física−Mecânica do 1º ano do Curso Integrado de Edificações, do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado de Goiás, antigo (CEFET-GO). Os dados obtidos das observações sugerem melhoria no interesse e na aprendizagem dos alunos, mostrando a relevância de uma metodologia de ensino de Física diferenciada, que valorize a formação de e a atuação com conceitos. Mas apontam, também, para a relevância da formação teórica e metodológica do professor e para a necessidade de ele considerar na sua prática de ensino o impacto de sua própria concepção epistemológica em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study describes a methodological experience in Physics teaching with the objective of trying, through a didactical-formative experiment, a differentiated methodology focused on the formation of theoretical-scientific thought and that aims to evaluate the didactical actions of a teacher, derived from a teaching plan, in relation to the formation of mental actions of his/her students. The interest towards the research theme arose from the observation of an existing lack of motivation from students to study Physics and the challenges faced by the tutor while teaching that subject. The historical-cultural theory by Vygotsky was adopted as a theoretical-methodological reference and, within it, the developmental teaching theory by Davídov, due to its great potential to contribute to the improvement of Physics teaching. These theories aid the teacher in planning and developing his/her work as they propose the organization of teaching focused on the formation of concepts, the connection between content analysis and student's motives, and also the organization of interaction situations and mutual collaboration to nurture the development of mental actions. A qualitative research was made while applying the didactical-formative experiment, which is a procedure that allows monitoring the process of mental action formation throughout the execution of a teaching plan. The experiment consisted of planning, by researcher and teacher together, content and learning strategies for a teaching trimester to the sophomore year of the Mechanical Physics class. That class is part of the Integrated Construction course of the Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado de Goiás, former CEFET-GO. Data obtained from observations suggest an improvement on the interest and learning levels from students, showing the relevance of a differentiated Physics teaching methodology, which emphasizes the formation of and acting with concepts. They also point to the relevance of theoretical and methodological formation of the teacher, and the necessity that he/she considers, in teaching practice, the impact of his/her own epistemological conception towards the teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino de Física
Ensino desenvolvimental
Experimento formativodidático
Conhecimento empírico e Conhecimento teórico-científico
Physics teaching
Developmental teaching
Formative-didactical experiment
Empirical knowledge and Theoretical-scientific knowledge.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: MARENGÃO, Luiz Angelo. O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DESCREVENDO UM EXPERIMENTO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA HISTÓRICOCULTURAL. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1043
Data de defesa: 13-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Angelo Marengao.pdf868,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.