Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1046
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DANÇA, ARTE E EDUCAÇÃO: OS DISCURSOS TEÓRICOS PRODUZIDOS PARA A ESCOLA |
Autor: | Santos, Cristiane Gomes dos |
Primeiro orientador: | Roure, Glacy Queirós de |
Primeiro membro da banca: | Baptista, Tadeu João Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Figueiredo, Valéria Maria Chaves de |
Resumo: | Tomando como base os trabalhos de Walter Benjamin (1994) sobre arte e os de Adorno e Horkheimer (1985) sobre Indústria Cultural, e tendo como referencial teóricometodológico a Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux, 1989; Orlandi, 1999), o presente estudo compreendido na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura , procurou apreender algumas das discursividades dominantes sobre o ensino de dança no Brasil. Embora nos últimos dez anos as produções teóricas sobre esta temática tenham aumentado consideravelmente, faz-se necessário analisar como as concepções de arte, de dança, de educação e de ensino de dança têm sido consideradas no interior de tais discursividades, uma vez que seus autores integram áreas de formação diferenciadas. Neste sentido, esta pesquisa procura analisar três linhas teórico-metodológicas sobre o ensino de dança no Brasil: Isabel A. Marques (1999; 2003), Márcia Maria Strazzacappa Hernández (2001; 2006) e Maria do Carmo Saraiva Kunz (2003). Este trabalho, de cunho bibliográfico, apontou que o ensino de dança proposto pelos três discursos aqui estudados, embora divergente em alguns pontos, se aproximam de um entendimento da restituição da sensibilidade humana através do ensino de dança. |
Abstract: | Taking as base, the works of Walter Benjamin (1994) on art of Adorno and Horkheimer (1985) on Cultural Industry, and having as theoretical-metodology referencial the Analysis of French Line Speech (Pêcheux, 1989; Orlandi, 1999), the present study understood in the research line of Education, Society and Culture , tried to apprehend some of the dominant discourse on the education of dance in Brazil. Although in the last ten years the theoretical productions on this thematic have increased considerably, it is necessary to analyze how the conception on art, dance, education, and the teaching of dance has been considered inside such discourses; once their authors integrate different areas of formation. In this direction, this research aims to analyze three theoreticalmetodology matrices about the education of dance in Brazil: Isabel A. Marquez (1999; 2003), Márcia Maria Strazzacappa Hernández (2001; 2006) and Maria do Carmo Saraiva Kunz (2003). This work of bibliographic pointed that the education of dance considered by the three speeches here, however divergent in some points, get to an agreement of the restitution of human sensitivity through the dance education. |
Palavras-chave: | arte dança-educação ensino discurso art dance-education teaching discourse |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | SANTOS, Cristiane Gomes dos. DANÇA, ARTE E EDUCAÇÃO: OS DISCURSOS TEÓRICOS PRODUZIDOS PARA A ESCOLA. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1046 |
Data de defesa: | 22-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANE GOMES DOS SANTOS.pdf | 832,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.