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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1047
Tipo do documento: Dissertação
Título: O(A) ACADÊMICO(A) DO CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS NO SÉCULO XXI: Um estudo com alunos(as) do curso de pedagogia 2006/2009 da faculdade padrão do Município de Goiânia-Goiás.
Autor: Diniz, Maria de Fátima Chagas 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Rocha, Alairdes Maria Ferreira
Resumo: A proposta deste estudo é apresentar uma análise acerca do perfil do acadêmico (a) do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade Padrão da cidade de Goiânia e suas expectativas profissionais no século XXI. Durante a pesquisa buscou-se investigar os aspectos que influenciaram esses (as) acadêmicos (as) na escolha do curso, idade desses (as) acadêmicos (as); rede de ensino em que concluíram o segundo grau, predominância do gênero de quem escolhe o curso de pedagogia, renda familiar e análise de salários dos docentes nos diferentes estados brasileiro, idade média desses (as) estudantes de pedagogia, estado civil. Utilizou-se na descrição da pesquisa recortes teóricos em vários autores que abordaram Leis e Teorias sobre a Formação de Professores e regulamentação do Curso de Pedagogia ao longo da sua história. Procuraram-se historicizar acerca da história da pedagogia, analisando as Políticas públicas utilizadas no decorrer desses períodos históricos e os elementos que as compõem, influências presentes nas políticas dos tempos atuais. Utilizamos como instrumento para coleta de dados um conjunto com questões fechadas e abertas com os iniciantes em 2006 e entrevistas com os mesmos, em fase de conclusão do curso em 2009. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos. O primeiro historiou as Leis e políticas públicas para a formação de professores, o segundo fez um histórico do curso de Pedagogia e o último, fez a análise dos dados colhidos acerca desses acadêmicos (as) pesquisados (as). A análise da pesquisa confirma uma procura por condições de emprego, por cursos de preços mais baixos e que ofereça menor número de concorrentes, de modo garantir a aprovação de quem busca conseguirem um curso superior. Mesmo com toda a desvalorização do magistério, a pesquisa mostra que ainda esses profissionais da educação estão entre os mais volumosos e importantes grupos ocupacionais, tanto pelo seu número como pelo seu papel. Conforme demonstram os (as) entrevistados (as), o setor público ainda é o grande empregador na área e a maioria desses entrevistados que procuram o curso, chegam à expectativa de ter garantido um emprego, mesmo não sendo uma profissão valorizada como almeja todos os profissionais da educação.
Abstract: The purpose of this study is to present an analysis about the academic profile of (a) Full Degree Course in Education from the College Standard of Goiania their professional expectations in the XXI century. During the research sought to investigate the issues that influenced these (as) students (as) in course choice, age of (the) academic (the) school system in which to complete the second degree, the gender predominance of those who choose the course of teaching, analysis of family income and teachers' salaries in different Brazilian states, mean age of (the) students education, marital status. It was used in the theoretical description of the research clippings on several authors who address Laws and Theories on Teacher Education and regulation of the Pedagogy Course throughout its history. We sought to historicize about the history of pedagogy, examining the public policies used during those periods of history and the elements that compose them, influences the policies of the present times atuais. Utilizamos as an instrument for data collection along with a closed and open questions with starters in 2006 and interviews with them, in the process of completing the course in 2009. The research was conducted in three chapters. The first historian Laws and public policies for teacher training, the second has a history of the Faculty of Education and last year made the analysis of data collected on these students (as) surveyed (as). The analysis of research confirms a search for conditions of employment for courses lowest prices and offering fewer competitors, so securing approval for those looking to get a degree. Even with all the devaluation of teaching, research shows that even these education professionals are among the most voluminous and important occupational groups, both by number and by its papel.Conforme the show (as) respondents (as), the public sector is still the major employer in the area and most of those interviewed who seek the course, arriving in the expectation of having a guaranteed job, despite not being valued as a profession aspires all education professionals.
Palavras-chave: formação de professor
pedagogia
acadêmicos (as)
teacher training
pedagogy
students (as)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: DINIZ, Maria de Fátima Chagas. O(A) ACADÊMICO(A) DO CURSO DE PEDAGOGIA E SUAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS NO SÉCULO XXI: Um estudo com alunos(as) do curso de pedagogia 2006/2009 da faculdade padrão do Município de Goiânia-Goiás.. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1047
Data de defesa: 23-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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