Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1049
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CENTRO DE REFERÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE ASSOCIAÇÃO CRESCER: CONTEXTO, ATENDIMENTO E AÇÕES
Título(s) alternativo(s): EL CENTRO DE REFERENCIA PARA LOS NIÑOS Y ADOLESCENTES ASSOCIAÇÃO CRESCER: contexto y acciones.
Autor: Fernandes, Rodrigo Fideles 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Melo, Orlinda Maria de Fátima Carrijo
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: A questão central dessa dissertação é o trabalho do Centro de Referência à Criança e ao Adolescente Associação Crescer (CRCA-AC) que se desenvolve na assistência à crianças e adolescentes. Essa pesquisa é fruto da vivência com as crianças e adolescentes moradores da região leste metropolitana de Goiânia Goiás, que pode oferecer contribuições importantes a essa comunidade. Através do levantamento das contradições e oposições ao longo da história, tendo como fio condutor a assistência e a educação no seu contraponto com o real impacto na redução das mazelas e no desenvolvimento social, os objetivos do estudo são reconstruir a história do CRCA-AC e da Congregação São Pedro ad Víncula para identificar a relação com a concepção de infância expressa pela instituição, identificar as concepções de infância norteadoras das ações da instituição na região leste de Goiânia; mapear as atividades à infância desenvolvidas pelo CRCA-AC; compreender as formas como a instituição desenvolve suas ações e analisar como as atividades do CRCA-AC se organizam ao longo dos anos de existência da instituição. Nosso referencial teórico: Aillaud (1996), Almeida (2009), Almeida (2010), Aranha (2006), Arendt (1992), Ariès (1978), Bacellar (2006), Burke (1992), Fissiaux (1845, 1854), Fitossi; Rosanvallon (1997), Goís Júnior (2000), Kulhmann Júnior (2002), Luzuriaga (1990), Mameluque (2006), Manacorda (2001), Meihy (2002), Pilotto; Rizzini (1995), Rizzini (1997), Szymanski (2002) e Weil (2001). Buscou-se construir o histórico da instituição por meio de: observação, pensamento formal, informações históricas e instrumentos operativos conceituais, como o contexto geográfico onde a instituição está inserida, relacionando dialeticamente todos esses elementos da pesquisa. Pode-se revelar: um universo contraditório de questões teóricas, políticas e práticas cotidianas na relação entre a materialidade concreta e a religiosidade; foi necessário compreender o caráter da assistência social frente às novas formas assumidas pelas relações sociais de produção em um contexto de desenvolvimento capitalista. Essa configuração social que mescla dimensões conjunturais e estruturais, em última instância, está no suposto político, vinculado à aparência decorrente da natureza educacional, que orientou o deslocamento da atenção assistencial para o discurso educacional. A grande contribuição dessa pesquisa decorre de estudo sistemático e reflexão teórica sobre o trabalho de assistência ali desenvolvido, cujo papel educacional aponta para um projeto específico de sociedade, em especial no campo da religião.
Abstract: La cuestión central de esta tesis es la obra del centro de referencia para el niño y el adolescente Asociación crecer (CRCA-AC) que se desarrolla en la asistencia a niños y adolescentes. Esta investigación es el resultado de la experiencia con niños y adolescentes residentes en la oriental región metropolitana de Goiânia-Goiás, que puede proporcionar importantes contribuciones a esta comunidad. Mediante la eliminación de contradicciones y oposiciones a lo largo de la historia, teniendo como leitmotiv la asistencia y la educación en su contrapunto con impacto real en la reducción de imperfecciones y en el desarrollo social, los objetivos del estudio son reconstruir la historia de la CRCA de CA y el anuncio de la congregación San Pedro Víncula ' para identificar la relación con la concepción de infancia expresada por la instituciónidentificar las concepciones de infancia principal de las acciones de la institución en la región oriental de Goiânia; Mapa de las actividades del niño desarrolladas por CRCA-CA; comprender las formas en que la institución desarrolla sus acciones y analizar cómo se organizan las actividades de la CRCA-AC durante los años de existencia de la institución. Nuestra teórica: Aillaud (1996), Almeida (2009), Almeida (2010), Aranha (2006), Arendt (1992), Ariès (1978), Bacellar (2006), Burke (1992), Fissiaux (1845, 1854), Fitossi; Rosanvallon (1997), Goís Júnior (2000), Kulhmann Júnior (2002), Luzuriaga (1990), Mameluque (2006), Manacorda (2001), Meihy (2002), Pilotto; Rizzini (1995), Rizzini (1997), Szymanski (2002) y Weil (2001). Intentó construir la historia de la institución por medio de pensamiento: observación, información histórica, formal y conceptuales instrumentos operativos, como el contexto geográfico donde se inserta la institución, vinculando dialécticamente todos estos elementos de la búsqueda. Uno puede probar: un universo contradictorio de cuestiones teóricas y políticas, las prácticas cotidianas en la relación entre la materialidad y religiosidad; Es necesario comprender el carácter de la asistencia social contra las nuevas formas que asume las relaciones sociales de producción en un contexto de desarrollo capitalista. Esta configuración social que combina dimensiones estructurales a corto plazo y, en última instancia, es en política, vinculada a la supuesta aparición de carácter educativo, que dirigió el turno de atención a la asistencia de discurso educativo. La gran contribución de esta investigación es el estudio sistemático y reflexión teórica sobre la labor de asistencia allí desarrollada, cuyos puntos de papel educativo para un proyecto específico de la sociedad, en particular en el campo de la religión.
Palavras-chave: Assistência e Educação
Infância e Adolescência
Centro de Referência à Criança e ao Adolescente
História e Contexto
asistencia y educación
Infancia y adolescencia
Centro de referencia para niños y adolescentes
Historia y contexto
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: FERNANDES, Rodrigo Fideles. EL CENTRO DE REFERENCIA PARA LOS NIÑOS Y ADOLESCENTES ASSOCIAÇÃO CRESCER: contexto y acciones.. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1049
Data de defesa: 29-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO FIDELES FERNANDES.pdf11,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.