Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1053
Tipo do documento: Dissertação
Título: A DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviço
Autor: Obeid, Nidal Afif 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Assis, Lúcia Maria de
Segundo membro da banca: Silva, Marcos Antonio da
Resumo: O objeto desta pesquisa s o os reflexos do programa de forma o continuada de gestores escolares, ministrado na modalidade a dist ncia, Progest o, em uma escola estadual do Par - Escola Estadual Caraj s. O objetivo geral analisar em que medida esse programa implicou mudan as na concretiza o da democracia na gest o desta o objetivo geral. A investiga o qualitativa, com an lise documental e question rios que seguiu um roteiro semiestruturado. No referencial te rico parte-se do pressuposto de que a gest o democr tica na escola reflete o processo democr tico da sociedade em que est inserida. As categorias primordiais analisadas s o democracia, gest o democr tica e participa o. Estudos acerca das concep es de gest o democr tica e participa o consistem os eixos do referencial te rico. O modelo de gest o revelado pela an lise do Progest o veicula a concep o de gest o sob uma perspectiva formal, decorrente da administra o p blica gerencial que adota a es flex veis, participativas e descentralizadas traduzidas em gest o gerencial, como fator de melhoria da qualidade da educa o. Nos cadernos de estudos do Progest o M dulos, foi poss vel reconhecer uma concep o formal de democracia, servindo de sustenta o para as pr ticas de gest o convencional que aparentemente assume o discurso democr tico, mas que n o exercitado na escola observada Escola Estadual Caraj s. No plano de gest o da Escola Estadual Caraj s comprovada a reprodu o de ideias de democracia, gest o democr tica, participa o disseminadas pelo Progest o. Verificou-se que a comunidade escolar percebe a democracia, a gest o democr tica e a participa o voltados para resultados. Concluiu-se que o Progest o introduz um modelo de gest o gerencial para a escola p blica.
Abstract: The objectof this researchis thecontinuing education programforschool managers, taught in the distance, Progest o. Analyzethe extent to whichthis programentailedchangesin the implementationof democracyin the management ofapublic schoolof Par is the overall goal. Theresearch isqualitative, with documentary analysis and questionnaires followed asemistructured script.In thetheoreticalpartis theassumption that thedemocratic management of theschoolreflectsthe democratic processof societyin which it operates. Theprimarycategoriesanalyzedare democracy, democratic managementand participation.Studies onthe concepts ofdemocratic managementand participationaxesconsistof the theoretical. The management modelrevealed byanalysis ofProgest oconveys theconcept ofmanagement fromaformal perspective, due topublic managementactionsthat adoptsflexible, participatory and decentralizedmanagementtranslated intomanagementas a factor inimproving the quality ofeducation.Instudiesof thebooksProgest o moduleswaspossible to recognizeaformal conceptionof democracy, serving as a support forconventionalmanagement practicesthat apparentlytakes thedemocratic discourse, but thatis notexercisedat the schoolobserved State SchoolCaraj s. In themanagement planState SchoolCaraj sisprovenreproductionof ideasof democracy, democratic management, participation by Progest odisseminated. It was found thatthe school communityperceives thedemocracy, democratic management, participation andresults-oriented. It is concludedthat theProgest ointroducesamanagement modelforpublic schoolmanagement.
Palavras-chave: democracia
gestão democrática
Progestão
modelo gerencial
democracy
democratic management
Progest o
managerial model
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: OBEID, Nidal Afif. A DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviço. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1053
Data de defesa: 13-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIDAL AFIF OBEID FREITAS.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.