Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorObeid, Nidal Afif-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6632117936311737por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Assis, Lúcia Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3762461583276086por
dc.contributor.referee2Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:35Z-
dc.date.available2013-02-20-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationOBEID, Nidal Afif. A DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviço. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1053-
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa s o os reflexos do programa de forma o continuada de gestores escolares, ministrado na modalidade a dist ncia, Progest o, em uma escola estadual do Par - Escola Estadual Caraj s. O objetivo geral analisar em que medida esse programa implicou mudan as na concretiza o da democracia na gest o desta o objetivo geral. A investiga o qualitativa, com an lise documental e question rios que seguiu um roteiro semiestruturado. No referencial te rico parte-se do pressuposto de que a gest o democr tica na escola reflete o processo democr tico da sociedade em que est inserida. As categorias primordiais analisadas s o democracia, gest o democr tica e participa o. Estudos acerca das concep es de gest o democr tica e participa o consistem os eixos do referencial te rico. O modelo de gest o revelado pela an lise do Progest o veicula a concep o de gest o sob uma perspectiva formal, decorrente da administra o p blica gerencial que adota a es flex veis, participativas e descentralizadas traduzidas em gest o gerencial, como fator de melhoria da qualidade da educa o. Nos cadernos de estudos do Progest o M dulos, foi poss vel reconhecer uma concep o formal de democracia, servindo de sustenta o para as pr ticas de gest o convencional que aparentemente assume o discurso democr tico, mas que n o exercitado na escola observada Escola Estadual Caraj s. No plano de gest o da Escola Estadual Caraj s comprovada a reprodu o de ideias de democracia, gest o democr tica, participa o disseminadas pelo Progest o. Verificou-se que a comunidade escolar percebe a democracia, a gest o democr tica e a participa o voltados para resultados. Concluiu-se que o Progest o introduz um modelo de gest o gerencial para a escola p blica.por
dc.description.abstractThe objectof this researchis thecontinuing education programforschool managers, taught in the distance, Progest o. Analyzethe extent to whichthis programentailedchangesin the implementationof democracyin the management ofapublic schoolof Par is the overall goal. Theresearch isqualitative, with documentary analysis and questionnaires followed asemistructured script.In thetheoreticalpartis theassumption that thedemocratic management of theschoolreflectsthe democratic processof societyin which it operates. Theprimarycategoriesanalyzedare democracy, democratic managementand participation.Studies onthe concepts ofdemocratic managementand participationaxesconsistof the theoretical. The management modelrevealed byanalysis ofProgest oconveys theconcept ofmanagement fromaformal perspective, due topublic managementactionsthat adoptsflexible, participatory and decentralizedmanagementtranslated intomanagementas a factor inimproving the quality ofeducation.Instudiesof thebooksProgest o moduleswaspossible to recognizeaformal conceptionof democracy, serving as a support forconventionalmanagement practicesthat apparentlytakes thedemocratic discourse, but thatis notexercisedat the schoolobserved State SchoolCaraj s. In themanagement planState SchoolCaraj sisprovenreproductionof ideasof democracy, democratic management, participation by Progest odisseminated. It was found thatthe school communityperceives thedemocracy, democratic management, participation andresults-oriented. It is concludedthat theProgest ointroducesamanagement modelforpublic schoolmanagement.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NIDAL AFIF OBEID FREITAS.pdf: 3861774 bytes, checksum: df491ba07eb01bfaa7bdceaf3d800dcb (MD5) Previous issue date: 2012-08-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4142/NIDAL%20AFIF%20OBEID%20FREITAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdemocraciapor
dc.subjectgestão democráticapor
dc.subjectProgestãopor
dc.subjectmodelo gerencialpor
dc.subjectdemocracyeng
dc.subjectdemocratic managementeng
dc.subjectProgest oeng
dc.subjectmanagerial modeleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA DEMOCRACIA E O PROGESTO: formãção continuada em serviçopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NIDAL AFIF OBEID FREITAS.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.