???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbreu, Simone Regina Peres de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684159516435406por
dc.contributor.advisor1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee1Almeida, Marcela Toledo França de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781175827443869por
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:36Z-
dc.date.available2013-02-20-
dc.date.issued2012-06-29-
dc.identifier.citationABREU, Simone Regina Peres de. TRANSIÇÃO DO ENSINO DE RURAL A URBANO: Um estudo na Escola Municipal Santa Terezinha em Goiânia. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1054-
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender o processo de transição de escola rural para escola urbana, da Instituição de Ensino Municipal Santa Terezinha, da Rede Municipal de Educação de Goiânia, em Goiás, no período de 1992 até 2000. O trabalho procurou distinguir os conceitos de ensino rural e urbano; refletir sobre o andamento da educação no município de Goiânia nesses âmbitos e conceituar os termos história oral, memória, experiência, testemunho e narração, à luz da concepção de Walter Benjamin e de Maurice Halbwachs. Munido desse embasamento conceitual, o estudo culminou na análise das narrativas das docentes, de uma mãe e avó de alunos da instituição, e do testemunho desta pesquisadora que atuou na Coordenação do Ensino Rural Municipal neste período, testemunhas do evento.por
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand the process of transition from rural to urban school school, the Educational Institution City St. Therese, the Municipal Education of Goiania, Goias, from 1992 until 2000. The study sought to distinguish the concepts of urban and rural education; reflect on the progress of education in the city of Goiania in these areas and conceptualize the terms oral history, memory, experience, testimony and narration, the conception of Walter Benjamin and Maurice Halbwachs . Armed with this conceptual foundation, the study culminated in the narratives of teachers, a mother and grandmother of students of the institution, and the testimony of a researcher who worked on the Municipal Rural Education Coordinating this period witnessed the event.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIMONE REGINA PERES DE ABREU.pdf: 1791069 bytes, checksum: 183544bfa90fc967e4e3977ccaf00cdf (MD5) Previous issue date: 2012-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4162/SIMONE%20REGINA%20PERES%20DE%20ABREU.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1 Ensino Ruralpor
dc.subject2 Ensino Urbanopor
dc.subject3 Narrativaspor
dc.subject4 Memóriapor
dc.subject5 Experiênciapor
dc.subject6 Testemunhopor
dc.subject1 Rural Educationeng
dc.subject2 Urban Educationeng
dc.subject3 Narrativeseng
dc.subject4 Memoryeng
dc.subject5 Experienceeng
dc.subject6 Testimonyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTRANSIÇÃO DO ENSINO DE RURAL A URBANO: Um estudo na Escola Municipal Santa Terezinha em Goiâniapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE REGINA PERES DE ABREU.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.