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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Tecnológica no Brasil Contemporâneo: problematizando a aprendizagem das competências curriculares no campo da tecnologia da informação
Autor: Lima, Ricardo Cirino de 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Araujo, Tânia Fernandes Veri
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: Esta dissertação vinculada à linha de pesquisa Educação Cultura e Sociedade do Programa de Pós- Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como problema, interrogar quem são os sujeitos discentes dos cursos tecnológicos, bem como suscitar a avaliação que eles, os docentes e o coordenador de curso fazem acerca do alcance da efetividade da construção da aprendizagem das competências curriculares definidas nos PPCs. Foram escolhidos dois cursos tecnológicos: GTI - Gestão da Tecnologia da Informação e TADS- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrados pelos IF Goiano campus Urutaí Goiás. Trata-se de uma pesquisa exploratória - descritiva, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica foi construída com base em documentos normativos legais e contribuições de Levy (1999), Castells (2005), Bourdieu (1978), Frigotto (2008), Ferretti (1999), Deluiz (2001), Dias (2010), dentre outros. Participaram da pesquisa sessenta e cinco discentes (GTI: 32, TADS: 33), onze professores que ministram aulas nos dois cursos e um coordenador (GTI e TADS). Utilizou-se, com instrumento, um questionário semi - estruturado com questões abertas e fechadas a partir de determinados marcadores específicos para cada sujeito participante. A maioria dos discentes do curso de GTI são mulheres ( 53% ) enquanto do TADS são homens ( 64% ); com idade tanto quando do ingresso como atual, na maioria entre até 17 a 24 anos; cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas; os do GTI estudam e trabalham e do TADS apenas estudam. Suas ocupações atuais tem relação com o cursos tecnológicos e duas principais razões da escolha do curso são as mesmas: mercado de trabalho e afinidade com a área. Quanto o alcance das competências propostas pelo PPP do Curso, os discentes do GTI avaliam que as disciplinas contribuem com o percentual na faixa de 51 à 75% enquanto os do TADS, 67%. Como os principais fatores que impossibilitam construí-las 100%, os discentes do GTI apontam as poucas aulas práticas e a grade curricular e do TADS curta duração do curso e mudança da grade curricular. Os docentes ao definirem as duas principais competências de suas disciplinas integrantes do projeto curricular, as avaliam como atingidas na faixa de 51 à 75%. Quanto aos fatores explicativos, as razões gravitam em torno da falta de comprometimento e interesse discente, falta de experiência de mercado por parte do aluno e imaturidade discente. Quanto o alcance efetivo da aprendizagem das competências curricularmente definidas, o coordenador de ambos os cursos avalia que a efetividade estaria 100% na faixa compreendida entre 26 à 50%. Quanto a empregabilidade dos dois cursos analisados o coordenador avalia que na categoria diretamente vinculada a formação tecnológica, o índice de 100% está na faixa de até 25% para ambos; na categoria não vinculada, o índice de 100% esta na faixa de 51 à 75% para ambos. Estas constatações não devem ser tomadas como absolutas e, sim, indicativas para alimentar, de forma contínua, o processo didático pedagógico profissional que o IF Goiano campus Urutaí vem desenvolvendo na perspectiva de uma formação humana e tecnológica ética, criativa, competente, compromissada e inovadora.
Abstract: This dissertation research which is linked to the online Education Culture and Society of the Post Graduate Education course of the Goias Catholic University, had the task of asking about subject courses and the extent of the effectiveness of the construction of learning curricular competencies defined in PPCs. Two technology courses were chosen: GTI Management of Technology Information and TADS Technology and Analysis Development Systems. Both of these courses are taught by IF Campus of Urutaí, Goias. This is an exploratory study that is descriptive and qualative in nature. The theoretical framework was built on legal normative documents and contributions by Levy ( 1999 ), Castells ( 2005 ), Bordieu ( 1978 ), Frigotto ( 2008), Ferretti ( 1999 ), Deluiz ( 2001 ) and Dias ( 2010 ) among others. Sixty five students participated in a survey of this study ( GTI with 32 students, TADS with 33 students ) also used in this study were 11 teachers and 1 coordinator giving classes to the two courses. A semi structured instrumentation of open and closed questions were used from certain specific markers for each individual participant. Most students in the GTI course were women ( 53 % ) and TADS were mostly men ( 64 % ) and ages for both current entries were mostly between 17 to 24 years; of age and attended elementary and secondary education in public schools; The GTI study and work and only TADS study, indicateed that their current occupations were related to their technological courses and their two main reasons for choosing the course were the same: Labor Market and Affinity with the area. The effectiveness of the range of skills for both groups are as follows: GTI, 51 to 75 % and TADS, 67 %. Students pointed out that the main factors for not reaching 100 % was that GTI gave few practical curricular lessons and TADS had a short duration and a change of curriculum for its course. Teachers defining the two main competencies of their disciplines involved in the project evaluated the curriculum as being in the range of 51 to 75 %. As to explanatory factors that explained the reasons, they gravitate toward the lack of commitment and student interest, lack of market experience and student immaturity. As the effective range of learning skills defined curricularly, the coordinator of both courses evaluated the effectiveness at 100 % in the range between 26 to 50 %. The employability of the two courses that analyzed the coordinator, evaluated the category directly linked to technological training, the rate of 100 % was in the range of 25% for both; the category not linked, the rate of 100% was in the range of 51 to 75 % for both. These findings should not be taken as absolute. And yes it is indicative to feed a continuous form of a learning and teaching process for the proffessional IF Goiano. Urutaí campus has developed from the perspective of human and technological ethics which are creative, competent, committed and innovative.
Palavras-chave: Educação Tecnológica
TIC - Tecnologias da Informação e da Comunicação
competências
aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: LIMA, Ricardo Cirino de. Educação Tecnológica no Brasil Contemporâneo: problematizando a aprendizagem das competências curriculares no campo da tecnologia da informação. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1055
Data de defesa: 30-Aug-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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