Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNicolodi, Elaine-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717907E6por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9por
dc.contributor.referee2Souza, Agostinho Potenciano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734499Z1por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:37Z-
dc.date.available2005-12-08-
dc.date.issued2005-08-22-
dc.identifier.citationNICOLODI, Elaine. A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1056-
dc.description.resumoO objeto desta pesquisa foi o de realizar a análise reflexiva de uma prática de produção de textos com alunos concluintes do Ensino Médio. A proposta pedagógico-didática consistiu de pôr em prática na sala de aula uma metodologia específica de produção de textos ao longo de um ano letivo, visando analisar o efeito da intervenção do professor no desempenho dos alunos, por meio de atividades orientadoras de aprendizagem. Com base em procedimentos da investigação-ação pedagógica, foi formulado o planejamento, e as ações didáticas levadas a efeito foram observadas e registradas na forma de narrativa, tendo em vista a análise reflexiva da aplicação da proposta. Como abordagem metodológica, foi utilizada a teoria históricocultural, aportando contribuições de Vygotsky, Leontiev, Davydov e Bakhtin. Na área de produção de textos, foram utilizados Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, entre outros, com o intuito de que fossem promovidas atividades de produção de textos que servissem como instrumento para o trabalho consciente na produção textual. Em relação aos resultados da pesquisa, cabe destacar que a análise da produção dos alunos evidencia a importância do papel do professor como mediador nas práticas de produção de textos, ao mesmo tempo como elemento de ajuda na constituição da subjetividade dos alunos, levandoos a se tornarem autores de seus próprios textos. Esta dissertação foi dividida em três capítulos. No Capítulo 1, foi feito o detalhamento das questões pertinentes aos processos de produção de textos, apresentando-se alguns autores que se referem a esta temática, bem como se deu esta proposta de metodologia de produção de texto que visa melhorar o desempenho dos alunos na escrita por meio de atividades orientadoras. No Capítulo 2, foi apresentada a metodologia utilizada nesta pesquisa, que foi uma investigação-ação pedagógica, voltada para a abordagem sócio-histórica qualitativa. No Capítulo 3, foram feitas as considerações a respeito da eficácia da metodologia de ensino proposta para as aulas de redação.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to carry-out a reflexiuve analysis of a text production practice with students concluding their secondary school. The didactic-pedagogical proposal here consists of taking into class-room the practice of a specific text production methodology during the teaching terms of a year, with the objective to analyze the effect of the teacher s intervention in the students performance, through guided learning activities. Based on investigatory pedagogical action procedures, the plan was formated, and the didactic actions executed were observed and noted in the form of narrative, having in view the reflexive analysis of the proposed application. It was used the historical-cultural methodology approach with the contribution of Vygotsky, Leontiev, Davydov and Bakhtin. In the area of text production were used Boaventura, Costa Val, Fiorio, Garcez, Geraldi, Koch, among others, with the intention of promoting text production activities that might serve as tools to a conscious work in the textual production. Related to the research results, it s pointed out that the students production analysis shows the teacher s role importance as mediator in the practices of text production, being at the same time a helping element in the constitution of the student s subjectivity, leading to the authorship of their own texts. This essay was divided into three chapters. In chapter 1, was presented the details of the questions pertaining to text production processes, introducing some authors who approach this theme, as well as how came about the proposal of this text production methodology, aimed at improving students performance in writing through guiding activities. In chapter 2, was presented the methodology used in this research, which was a pedagogical investigation-action, turned to a qualitative socio-historical approach. In chapter 3, were made the considerations in respect to the efficacy of the teaching methodology proposed for writing classes. Key words: text production, secondary school teaching, language, teacher s mediation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Nicolodi.pdf: 389385 bytes, checksum: c3d2ef91212379eb1df3e0881db40089 (MD5) Previous issue date: 2005-08-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3994/Elaine%20Nicolodi.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprodução de textopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectmediação do professorpor
dc.subjecttext productioneng
dc.subjectsecondary schooleng
dc.subjectteacher s interventioneng
dc.subjectlanguageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Nicolodi.pdf380,26 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.