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Tipo do documento: Dissertação
Título: SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
Autor: Marinho, Jaqueline Luvisotto 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Almeida, Fábio Ferreira de
Segundo membro da banca: Ternes, José
Resumo: Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.
Abstract: In this research, we considered the term "Health-Education" as the area of interaction between "Education" and "Health". Thus, considering the need to construct other perceptions in this area, we aimed to understand the functioning of discourse in educative materials of preventive campaigns, as we also sought transformations of our own conceptions, elaborating experiences during the construction of this research and this text, which was a movement of looking at our own context and trajectory. In spite of being a "qualitative research", we looked for routes to go beyond the dichotomy between quantitative and qualitative, beyond standardised methodological techniques, beyond the establishment of completely predetermined steps. During the months of June up to September 2011, we observed the educative materials of preventive campaigns that were available in the website of Ministry of Health (Brazil), and we selected the educative materials that presented relation with "health", with the following senses "to produce (more) health" and "to construct healthy (healthier) bodies", to be analysed. The analysis of discourse of the selected educative materials was based Michel Foucault´s conceptions, considering the importance of visualizing the functioning of discourse, in order to understand the relations of power and knowledge. The construction of this text, which was "woven" through the interactions among forms of knowledge and power, was understood as a possibility of transformations and retransformations, through the elaboration of singular experiences in relation to the language transformations.
Palavras-chave: Saúde-Educação
Discurso
Linguagem
Poder
Saber
Experiência
Health-Education
Discourse
Language
Power
Knowledge
Experience
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: MARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059
Data de defesa: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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