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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: possibilidades de produção de saberes e habitus?
Autor: Nascimento, Fabíola Santini Takayama do 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Rosa, Dalva Eterna Gonçalves
Segundo membro da banca: Ventura, Paulo Roberto Veloso
Resumo: Esta dissertação, integrada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, investigou se a Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) produz saberes sistematizados e se estes considerados disposições culturais legítimas, se internalizam como habitus. Trata-se de uma temática relevante, embora relativa e recentemente estudada, conforme os registros no CNPq/ Capes e na RBCE 2000/2010. Estudos culturais e educação, saberes e práticas de ensino têm estimulado novos olhares para a EF, oportunizando rupturas em sua representação de ser atividade de recreação, treinamento esportivo e de culto ao corpo. Considerando-se que a Educação Física Escolar (EFE) não se limita à tendência histórico-militar-higienista de adestramento/disciplinarização do corpo, afirma-se que ela é produtora de saberes sistematizados e práticas culturais integrados aos saberes decorrentes das demais disciplinas e atividades curriculares. Com um delineamento metodológico crítico-qualitativo, estruturou-se por um corpus teórico-documental (LDBEN 1996; PCNs 1999; PPP s; Bourdieu 1983; Tardif 2010; Castellani Filho 2010; Guiraldelli Júnior 2001; Perrenoud 1997; entre outros) e por um corpus empírico (observações não participantes de aulas; questionários semiestruturados dirigidos a 6 professores e 252 alunos) de três escolas goianienses (federal, estadual e particular) de Ensino Médio. Os dados, interpretados à luz das referências teóricas, trouxeram revelações significativas. Todos os professores atribuem à EF no EM, majoritariamente, o papel de aquisição/produção/sistematização de conhecimento e desconstrução da alienação, de cultura corporal e de vivência. Os alunos da Escola A-PF e C-PE se manifestaram afirmando que o papel da EF está relacionado ao cuidado do corpo/promoção da saúde e ao relaxamento/diversão/descontração; porém os da Escola B-Part. disseram não ver sentido. Quanto aos saberes sistematizados produzidos, os professores enumeraram: 1) motores: crescimento humano e desenvolvimento de habilidades cinestésicas; 2) sociais: os vinculados à existência humana; e 3) culturais: múltiplos saberes decorrentes dos contextos sociais; os alunos: 1) o corpo, as práticas de atividades físicas e saúde; 2) aprender a trabalhar em grupo, saber conviver um com o outro de forma solidária e agradável; e 3) fundamentos e regras das modalidades esportivas. No tocante às disposições culturais incorporadas como habitus, os professores afirmaram: 1) tolerância e respeito às diferenças; 2) sociabilidades: trabalho em grupo, cooperação x competitividade; 3) contextualização da prática; ao passo que os alunos relacionaram: 1) aprender a trabalhar em grupo, saber conviver um com o outro de forma solidária e agradável; 2) cuidados relativos ao corpo e à saúde; 3) o corpo, as práticas de atividades físicas e saúde. Como pode-se comprovar, existem significativas aproximações e relativas diferenciações entre saberes sistematizados e habitus incoporados segundo as vozes de professores e alunos. Isto pode ser explicado, que não obstante os limites sociais e culturais da realidade contemporânea, professores e alunos criam e recriam, neste estudo, nas aulas da disciplina EF no EM, possibilidades e avanços rumo a uma educação escolar cidadã, crítica e emancipadora.
Abstract: This dissertation, which integrates the research line of Education, Society and Culture, aimed to investigate whether the Physical Education (PE) in High School (HS) produces systemized knowledge and if it can be considered legitimate cultural dispositions, become internalized as habitus. It is considered a relevant subject although it is little explored according to CNPq/ Capes data and 2000/2010 RBCE articles. Studies on culture and education, knowledge and school practice have stimulated new points of views towards Physical Education, changing the representations of PE as a recreational activity, a sportive training and cult of the body. Based on the assumption that Scholar Physical Education (SPE) does not restrict to a historical-military-hygienist trend of body training and discipline, affirmed that she is produced systemized knowledge and cultural practices integrated to knowledge from others disciplines and the curriculum activities. This research is based on a critical-qualitative methodology of investigation and it is structured by a theoretical and documental corpus (LDBEN 1996; PCNs 1999; PPP s; Bourdieu 1983; Tardif 2010; Castellani Filho 2010; Guiraldelli Júnior 2001; Perrenoud 1997, among others) and by an empiric corpus (non participant observation of the classes and a semi-structured questionnaire answered by 6 teachers and 252 students) of three schools from Goiânia that have High School level were chosen for this study (Federal, state and private schools). Significant data was revealed by theoretical references. All teachers attribute to High School Physical Education a major role of acquisition/production/systematization of knowledge and deconstruction of alienation, body culture and existence. The students of A-PF and C-PE School affirmed that the role of PE is related to body care/health promotion as well as relaxation/leisure/enjoyment; however the students of B-Part. School said does not make sense for them. As for the systemized knowledge produced, the teachers itemized the following topics: 1)motor coordination: human being growth and development of kinesthetic abilities; 2)social aspects linked to human existence; and 3)cultural aspects: a lot of knowledge resulting from social contexts. The students said: 1)the body, practices of physical activities and health; 2)learn how to work in groups, know how to live with others in a sympathetic and pleasant way; and 3)the basis and the rules of sport modalities. Regarding the cultural dispositions incorporated as habitus, on one hand, the teachers stated the following topics: 1)tolerance and respect to diversity; 2) sociability: group work, cooperation and competitiveness; and 3)contextualization of practice. On the other hand, the students related three items: 1)learn how to work in groups, know how to live with others in a sympathetic and pleasant way; 2)body and health care; and 3)the body, practices of physical activities and health. Can be verified that there are significant data and concerning differentiation between systemized knowledge and incorporate habitus, according the teachers and students´ voices. The data reveals that despite the social and cultural limits of the contemporary reality, the teachers and the students create and recreate, in this research, possibilities and progresses towards a scholar education that leads to citizenship, criticism and human emancipation in High School Physical Education classes.
Palavras-chave: Educação Física
saberes
habitus
Physical Education
knowledge
habitus
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: NASCIMENTO, Fabíola Santini Takayama do. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: possibilidades de produção de saberes e habitus?. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1063
Data de defesa: 24-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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