Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Danuza Janne Ribeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457712878616836por
dc.contributor.advisor1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4por
dc.contributor.referee1Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299por
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:42Z-
dc.date.available2013-07-01-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Danuza Janne Ribeiro de. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010). 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1065-
dc.description.resumoO objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é a formação do pedagogo. O objetivo geral consiste de um mapeamento e análise de conteúdo das teses e dissertações que têm por temática a formação do pedagogo, após as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia. O problema de pesquisa expressa-se no questionamento: Em que medida, nas teses e dissertações sobre políticas de formação, o pedagogo é reconhecido como docente, pesquisador e gestor da educação? Os trabalhos dos discentes analisados, foram defendidos no período de 2008-2010, em 17 programas de pós-graduação em educação, credenciados pela Coordenação de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Sócios Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O referencial teórico tem como eixos principais: estudos sobre a formação do pedagogo, a partir da criação do curso de Pedagogia, como componente das orientações curriculares para os cursos de formação de professores na universidade brasileira, instituídos pelo padrão federal , em 1939, até a homologação da Resolução CNE/CP n. 01, de 15/05/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Outro eixo do referencial teórico contempla as políticas de formação do pedagogo pós Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sustentada na metodologia do estado da arte, combinada com análise de conteúdo de 31 trabalhos, sendo sete teses e 24 dissertações. Esses trabalhos foram estudados na íntegra, a fim de elaborar os resumos expandidos ou analíticos conforme o modelo da Red Latino americana de Información y Documentación (Reduc). Resultou desta pesquisa um balanço dos 31 trabalhos discentes, que permitiu tanto revelar possibilidades e encaminhamentos dos autores, no tocante à aplicação das diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, como as políticas de formação do docente, do pesquisador e do gestor fomentada pelas diretrizes. Resultou também na identificação de lacunas que ainda permanecem nessas investigações acerca da formação do Pedagogo.por
dc.description.abstractThe research object of this Master dissertation is the formation of the pedagogue. The overall goal is a mapping and content analysis of theses and dissertations on the theme of teacher formation, in the aftermath of the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course. The students researches were defended between 2008 and 2010, in 17 post-graduate programs in education, accredited by the Coordinating Committee for the Formation of Higher Education Personnel and institutional members of the National Association of Post-Graduate Studies and Research in Education. As its main axes, the theoretical framework uses studies on the formation of the pedagogue, from the setting up the Pedagogy Course, as part of the curriculum guidelines for teacher formation courses in Brazilian universities. These had been established by the federal model in 1939 and were applied until the approval of first CNE/CP Resolution of 15/05/2006, which instituted the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course. It is also based on the formation policies for pedagogues drawn up after the National Curriculum Guidelines for Pedagogy. It is a qualitative study of a bibliographic nature based on state-of-the-art methodology, combined with a content analysis of 31 studies, of which 7 were theses and 24 dissertations. These works were studied in their entirety in order to draw up analytical or extended summaries according to the Red Latinoamericana de Información y Documentación (Reduc) model. This analysis of 31 student papers resulted in seeing the possibilities and guidelines offered by the authors with regard to the application of the national curriculum guidelines to the Pedagogy Course, such as formation policies for the teacher, researcher and manager promoted by the guidelines. It also resulted in the identification of lacunas which still remain in these analyses of the formation of the pedagogue.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANUZA JANNE RIBEIRO DE ALMEIDA.pdf: 1012713 bytes, checksum: c53fc60f0fd91769e60f316dc4893c67 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4172/DANUZA%20JANNE%20RIBEIRO%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de Formação do Pedagogopor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispor
dc.subjectDocência como Base de Formaçãopor
dc.subjectPedagogical formationeng
dc.subjectNational Curriculum Guidelineseng
dc.subjectTeaching as a basis for formationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANUZA JANNE RIBEIRO DE ALMEIDA.pdf988,98 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.