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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE SOCIAL
Autor: Urzêda, Maria Olivia Mendonça de 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Elias, Gizele Geralda Parreira
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: O paradigma da "inclusão" tem sido um tema amplamente discutido devido aos movimentos de intensas lutas a favor da democratização da educação. A diversidade humana tornou-se objeto de estudo de vários educadores na busca de estratégias de ensino adequadas às necessidades de cada aluno. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de formação de professores para a inclusão, com foco na diversidade, levando-se em conta as dissertações e teses, articulando com o advento da proposta da inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas na década de 90 do século XX. No desenvolvimento dessa proposta serão analisadas: a) as declarações internacionais que tratam do assunto; b) a legislação brasileira e documentos específicos; c) as dissertações e teses defendidas por mestrandos (as) e doutorandos (as) no PPGE PUC Goiás no período de 2005 a 2011; d) fontes teóricas que tratam do assunto com intuito de descortinar as políticas vigentes de inclusão e de formação de professores. Nessa investigação são levantadas questões para reflexão sobre a inclusão educacional que se tem e a inclusão que realmente acontece. Constitui objeto deste, discutir também, as possíveis contradições entre o discurso de inclusão vigente construído socialmente como forma de se contrapor à exclusão sócio-educacional. Com esses objetivos, pretende-se refletir acerca da formação continuada do profissional de educação defendida e implementada através da Rede Municipal de Educação de Goiânia no período analisado e suas repercussões na prática do professor. Espera-se com esta investigação conhecer as políticas de formação docente para inclusão na perspectiva da diversidade e de analisar a formação continuada de professores como forma de se construir possibilidades para práticas inclusivas.
Abstract: The inclusion paradigm has been a widely debated topic due to the intense movements promoting the democratization of education. The human diversity has become an object of study of several educators looking for teaching strategies aligned with the needs of each student. Therefore, the goal of this research is to analyse teachers formation policies on inclusion and diversity considering past dissertations and theses linked with the outbreak in the 1990s of inclusive education proposals for children with special needs. The following key points will guide this text: a) international declarations on this subject; b) the Brazilian legislation and specific legal documents; c) dissertations and thesis produced on master s and doctoral degrees of the PPGE PUC Goiás between 2005 and 2011; d) theories sources which aim at revealing the current inclusion and teachers formation policies. This investigation will raise questions over education inclusion policies and what is actually practiced. It is also an object of study of this research to discuss eventual contradictions of the current inclusion speech socially constructed in an opposition to social-education exclusion. Considering these goals, this text will ponder the continuing professional education policies and their application throughout the Municipal Education Network of Goiânia between 2005 and 2011 and its outcomes in the teaching practice. Therefore, this paper aims at investigating teachers formation policies considering the inclusion and diversity perspectives, and at analysing the continuous teachers formation as a way of building new possibilities for inclusive education opportunities.
Palavras-chave: inclusão
formação de professores
diversidade social
inclusion
formation of teachers
social diversity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: URZÊDA, Maria Olivia Mendonça de. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE SOCIAL. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1067
Data de defesa: 11-Sep-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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