Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia, Julio Cezar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831714384003160por
dc.contributor.advisor1Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee1Erthal, Virgilio Jose Tavira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2832641430397886por
dc.contributor.referee2Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:44Z-
dc.date.available2013-07-01-
dc.date.issued2012-09-13-
dc.identifier.citationGARCIA, Julio Cezar. A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DUALIDADE ASSUMIDA. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1069-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é analisar, por um lado, a questão da institucionalização da separação entre o ensino médio e a educação profissional, efetivada pelo Decreto 2.208/1997, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e, por outro, a proposta de integração das duas modalidades de ensino, no governo de Luís Inácio Lula da Silva, pelo Decreto 5.154/2004. Interessa-nos analisar o trabalho como atividade criativa do homem e como categoria central do processo de sua humanização, ou seja, compreender como ocorre a transformação do ser biológico em ser social, pela mediação do trabalho com a natureza. Interessa-nos, ainda, perceber como o modo de produção capitalista transforma a criatividade do trabalho por meio de um processo que envolve a relação entre as coisas, com predomínio do objeto sobre o sujeito, bem como visualizar a escola como instrumento capaz de modelar o homem às novas relações sociais de produção e romper, por meio de uma educação politécnica, com alienação imposta pelo capitalismo. A presente pesquisa discute também os elementos históricos que determinaram as políticas educacionais referentes ao ensino profissional e sua relação com a sociedade no contexto histórico da educação brasileira. Apresenta, por fim, as linhas gerais que orientaram as Reformas da Educação Profissional empreendidas pelos governos Lula e FHC, enfocando, em particular, as que implicaram na separação estrutural entre o ensino médio e o técnico, revelando o processo histórico, político e social nas quais foram construídas.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze, on the one hand, the institutionalization of the dissociation between secondary and professional education put into effect by Presidential Decree nr. 2.208/1997, under Fernando Henrique Cardoso s administration and, on the other hand, the proposal to integrate both teaching modalities, under Luís Inácio Lula da Silva s administration, put into effect by Decree nr. 5.154/2004. Our intention is to examine labour both as creative activity of individuals and central category of their humanization process, that is, to understand how the transformation from a biological to a social being occurs, through the mediation of labour and nature. Furthermore, we intend to apprehend how the capitalist mode of production transforms the creativity of labour through a process which comprehends the relation between things, the object prevailing over the subject, as well as to perceive the school as an instrument for shaping the individuals to new social relations of production and breaking up through polytechnic education the alienation imposed by capitalism. This research also discusses the historical elements which have determined educational policies directed at professional education and their relation to society in the historical context of Brazilian education. Finally, it exposes the guidelines of professional education reforms carried out during Lula and FHC administrations, particularly focusing those which implied the structural dissociation between secondary and professional education, disclosing the historical, political and social process in which they originated.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JULIO CEZAR GARCIA.pdf: 640467 bytes, checksum: 86957ea48c9b27b47323310d1bd1dbff (MD5) Previous issue date: 2012-09-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4192/JULIO%20CEZAR%20GARCIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectDualidadepor
dc.subjectLaboureng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectSecondary Educationeng
dc.subjectDualismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DUALIDADE ASSUMIDApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIO CEZAR GARCIA.pdf625,46 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.