Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1070
Tipo do documento: Dissertação
Título: FOUCAULT, SUJEITO, VERDADE E EDUCAÇÃO: O CUIDADO DE SI COMO EXERCÍCIO DE LIBERDADE
Autor: Pereira, Heleno Juarez Leal 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Segundo membro da banca: Curado, Eliana Borges Fleury
Resumo: Michel Foucault dedicou-se a estudar o sujeito e a verdade. Para uma tarefa dessa grandeza, serviu-se da arqueologia, da genealogia e da ética, produzindo uma obra de grande valor para as ciências humanas. Esta se destaca por relacionar saberes, poderes e cuidado de si aos processos de subjetivação e constituição da verdade e do sujeito. Abarcou, transversalmente, a filosofia, história, medicina, biologia, economia, política, as formas jurídicas, ciências humanas, cobrindo, assim, praticamente todos os campos do saber. Este trabalho é um estudo sobre o sujeito, a subjetividade, as formas de subjetivação, de sujeição e suas repercussões sobre a educação dos indivíduos. Existirá um sujeito real encarnado no homem, que é o sujeito nos textos tardios de Foucault? É esta a pergunta que orienta esta pesquisa e convida a um mergulho, uma imersão profunda nas obras deste autor. Pela compreensão e interpretação dos textos estudados, procura-se demonstrar a complexidade dessa questão importante para a educação, a sociedade, a cultura e, fundamentalmente, para o homem que vive, fala e trabalha. Foucault problematiza as seguintes questões: o que é para o pensamento ter uma história; o que é para o sujeito ter uma verdade ligada aos saberes e poderes, aos quais não pode negar porque deles necessita; o que é para o homem reconhecer-se como homem de desejo, ser desejante que se sente inteiro e que se fragmenta por suas paixões, que se entrega totalmente e se separa pelo amor e que, através de suas inquietações, demonstra que, apesar da finitude e das totalidades inexoráveis de sua existência, ainda procura saber o que ele, homem, é. Essa indagação que surge como resultado principal deste estudo propicia também respostas que se modificam, se transformam, assim como a própria verdade e a própria noção de sujeito, por conta de circunstâncias inscritas na história.
Abstract: Michel Foucault has engaged himself to study the subject and truth. For a task of this magnitude, he has used archeology, genealogy and ethics, producing a work of great value to the human sciences. This work detaches because it relates knowledge, power and self-care to processes of subjectivity and constitution of truth and the subject. It has also covered transversely philosophy, history, medicine, biology, economics, politics, legal forms, humanities, thus overlaying virtually all fields of knowledge. This is a study about the subject, the subjectivity, forms of subjectivity, of subjection and its repercussions on education of individuals. Is there a real subject incarnated in man, who is the subject in late Foucault's texts? That is the question that guides this research and invite to a dive, a deep immersion in the works of this author. By the comprehension and interpretation of texts studied, it sought to demonstrate the complexity of this important issue to education, society and culture, and ultimately to the man who lives, works and speaks. Foucault discusses the following questions: what means to the thought to have a history; what is to the subject to have a truth linked to knowledge and power, which cannot deny because he needs them; what is to the man to recognize himself as a man of desire, full, who becomes fragmented by his passions, surrenders and separates himself completely by love and through his own anxieties demonstrates that, despite the finiteness and the inexorable totalities of his existence, still seeks to know what he, as man, is. This question that arises as a result of this study, also provides answers that change, transform, as truth itself and the own notion of the subject, due to circumstances inscribed in history.
Palavras-chave: Sujeito
Verdade
Linguagem
História
Cuidado de si
Liberdade
subject
truth
language
history
self-care
freedom
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PEREIRA, Heleno Juarez Leal. FOUCAULT, SUJEITO, VERDADE E EDUCAÇÃO: O CUIDADO DE SI COMO EXERCÍCIO DE LIBERDADE. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1070
Data de defesa: 28-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENO JUAREZ LEAL PEREIRA.pdf833,89 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.