Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1073
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS ESCOLARES INTERROMPIDAS
Autor: Santos, Vilson Pereira dos 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Segundo membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Resumo: Este estudo trata da temática da Educação de Jovens e Adultos, particularmente naquilo que implica pensar as causas do abandono da escola por seus sujeitos. Nesse sentido, toma como ponto de partida para suas análises a trajetória de vida e escolar de seis ex-alunos evadidos da EJA na Rede Pública Municipal de Palmas, Capital do Estado do Tocantins. Para referendar suas análises, utiliza-se como referenciais teóricos autores, tais como Marx (2001), Ianni (1998), Bobbio (2004), Freire (1987), dentre outros. Os estudos ajudaram este pesquisador a compreender o objeto desta pesquisa, a partir das discussões sobre o direito à educação, sobrea EJA como modalidade de educação, o perfil dos sujeitos dessa modalidade, bem como as mediações que possibilitaram explicar as causas da evasão escolar desses sujeitos. O lugar de apreensão destas análises se deu a partir das Constituições, Documentos Legais, dos discursos e movimentos nacionais e internacionais, bem como das falas dos sujeitos pesquisados. Para essa pesquisa foram utilizados diferentes instrumentos: entrevista semiestruturada com a utilização de gravador e análise documental (investigação de fichas individuais de alunos, atas de resultados finais e o arquivo passivo) na escola pesquisada. Quanto aos resultados, pôde-se verificar que um dos fatos mais marcantes relacionados à evasão dos sujeitos pesquisados está vinculado principalmente à questão do próprio trabalho dos ex-alunos, sendo ele também o principal motivo da procura pelo retorno à escola, além de outros fatores como: problemas de saúde, problemas familiares, moradias distantes, e conflitos intergeracionais dentro da escola. Da mesma forma, este estudo foi elucidativo no sentido de apreender que uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos não pode prescindir de análises que aproximem esta temática do campo das contradições e exclusão social. Portanto, o que deve estar em causa nesses estudos é, sobretudo, aquilo que os sujeitos pensam, vivem, exprimem, significam e dão sentido à educação.
Abstract: This study deals with the themes of Education for Youths and Adults, particularly implies thinking what the causes of dropping out of school by their subjects. In this sense, takes as a starting point for their analyzes the trajectory of life and six school alumni escapees EJA in the municipal Palmas, capital of the state of Tocantins. To endorse their analysis, is used as theoretical writers such as Marx (2001), Ianni (1998), Bobbio (2004), Freire (1987), among others. The studies helped this researcher to understand the object of this research, from the discussions on the right to education, which is the EJA as education modality, the profile of the subjects of this kind, as well as mediations that enabled explain the causes of truancy these subjects. The place of apprehension of these analyzes occurred from the Constitutions, Legal Documents, speeches and national and international movements, as well as the speech of individuals surveyed. For this research different instruments were used: semistructured interview using the recorder and document analysis (investigation of individual student records, minutes of the final results and file liabilities) in the school studied. As for the results, it was found that one of the most striking facts related to evasion of the subjects studied is mainly linked to the issue of own work of former students, he also being the main reason for seeking the return to school, and other factors as health problems, family problems, housing distant, and intergenerational conflicts within the school. Likewise, this study was instructive in the sense of understanding that research on the Education of Youth and Adults can not ignore analysis that approach this topic in the field of the contradictions and social exclusion. So what should be at issue in these studies is primarily what the subjects think, live, express, give sense and meaning to education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Direito
Evasão Escolar
Mundo do Trabalho
Youth and Adults
law
Dropouts
World of Work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANTOS, Vilson Pereira dos. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS ESCOLARES INTERROMPIDAS. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1073
Data de defesa: 30-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILSON PEREIRA DOS SANTOS.pdf889,28 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.