Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1075
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação de jovens e adultos: um estudo do projeto Sesc Ler
Autor: Isac, Raquia Rabelo Rogeri 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a implementação da Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER, na organização curricular, no planejamento e nas práticas pedagógicas no Centro Educacional de Porto Nacional TO. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Qual a relação entre a organização curricular existente no Projeto SESC LER de Porto Nacional e a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER? 2) Quais orientações da Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER são contempladas no planejamento e na prática pedagógica dos professores que atuam na unidade regional de Porto Nacional? Os objetivos específicos foram: Estabelecer a relação entre as orientações da Proposta do SESC LER e o planejamento e a prática pedagógica dos professores que estão atuando no Centro Educacional de Porto Nacional; Identificar a relação entre a organização curricular do Projeto SESC LER de Porto Nacional e a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER; Explicitar as contradições entre a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER, a organização curricular, o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores da unidade regional do projeto SESC Ler de Porto Nacional. Buscou-se em autores como Freire, Haddad, Ribeiro, Pierro, Soares aporte teórico para responder as questões. A pesquisa de natureza qualitativa teve como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista, a análise documental. Os resultados obtidos indicam que a proposta investigada não atende os três ciclos de escolarização que correspondem aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, ficando restrita à alfabetização, deixando as demais desatendidas. Quanto à prática pedagógica, mesmo apresentando alguns problemas, o Projeto mantém aspectos positivos, entre os quais se destaca o esforço que a orientadora e os professores demonstram na direção de desenvolver uma educação emancipatória, crítica, democrática e capaz de contribuir para a transformação da sociedade.
Abstract: The EJA Pedagogical Proposals must meet the basic learning necessities of youths and adults with their educational specificities. Thus, this research aims to investigate the process of putting into effect the Pedagogical Proposal of the SESC LER Project in curricular organization, planning and pedagogical practices in the Educational Center of Porto National, TO. This investigation falls within the scope of qualitative research and was developed through consultation of literature that deals with the theme in question, from documentary research (official and institutional sources) and from research in loco. The empirical material was obtained through direct, non-participatory observation and semi-structured interviews. The imbrications of chapters that make up this study make it possible to understand the path taken by the researcher during the investigation. The exposition of this research was organized in three chapters. At first, a historical clip is presented containing the main events that marked the evolution of EJA in Brazil, as well as the origin and structure of the Social Commerce Service (SESC) acting in this modality. The second chapter, besides presenting the main documents that direct the pedagogical and curricular organization of the SESC LER Project of Porto Nacional, exposes the concept of Education of the Pedagogical Proposal of the Project. Chapter three presents research in light of the pedagogical practice of the individuals that are the mediators of the teaching and learning process: the teachers and the pedagogical supervisor. The obtained results indicate that the investigated proposal does not meet the three cycles of schooling that correspond to the first five years of elementary school, restricting it to literacy, leaving the rest unattended. Regarding pedagogical practice, although it contains some problems, the Project holds positive aspects, among which stands out the effort that the supervisor and the teachers demonstrate toward developing an emancipatory, critical, and democratic education that is able to contribute to the transformation of society.
Palavras-chave: EJA
Proposta pedagógica
Organização curricular
Práticas pedagógicas
EJA
Pedagogical proposal
Curricular organization, planning
Pedagogical pracitces
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Isac, Raquia Rabelo Rogeri.Educação de jovens e adultos: um estudo do projeto Sesc Ler. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1075
Data de defesa: 29-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUIA RABELO ROGERI ISAC.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.