Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIsac, Raquia Rabelo Rogeri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988por
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Emilia de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648444233565239por
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:47Z-
dc.date.available2013-07-08-
dc.date.issued2011-09-29-
dc.identifier.citationIsac, Raquia Rabelo Rogeri.Educação de jovens e adultos: um estudo do projeto Sesc Ler. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1075-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a implementação da Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER, na organização curricular, no planejamento e nas práticas pedagógicas no Centro Educacional de Porto Nacional TO. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Qual a relação entre a organização curricular existente no Projeto SESC LER de Porto Nacional e a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER? 2) Quais orientações da Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER são contempladas no planejamento e na prática pedagógica dos professores que atuam na unidade regional de Porto Nacional? Os objetivos específicos foram: Estabelecer a relação entre as orientações da Proposta do SESC LER e o planejamento e a prática pedagógica dos professores que estão atuando no Centro Educacional de Porto Nacional; Identificar a relação entre a organização curricular do Projeto SESC LER de Porto Nacional e a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER; Explicitar as contradições entre a Proposta Pedagógica do Projeto SESC LER, a organização curricular, o planejamento e as práticas pedagógicas dos professores da unidade regional do projeto SESC Ler de Porto Nacional. Buscou-se em autores como Freire, Haddad, Ribeiro, Pierro, Soares aporte teórico para responder as questões. A pesquisa de natureza qualitativa teve como procedimentos de coleta de dados a observação, a entrevista, a análise documental. Os resultados obtidos indicam que a proposta investigada não atende os três ciclos de escolarização que correspondem aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, ficando restrita à alfabetização, deixando as demais desatendidas. Quanto à prática pedagógica, mesmo apresentando alguns problemas, o Projeto mantém aspectos positivos, entre os quais se destaca o esforço que a orientadora e os professores demonstram na direção de desenvolver uma educação emancipatória, crítica, democrática e capaz de contribuir para a transformação da sociedade.por
dc.description.abstractThe EJA Pedagogical Proposals must meet the basic learning necessities of youths and adults with their educational specificities. Thus, this research aims to investigate the process of putting into effect the Pedagogical Proposal of the SESC LER Project in curricular organization, planning and pedagogical practices in the Educational Center of Porto National, TO. This investigation falls within the scope of qualitative research and was developed through consultation of literature that deals with the theme in question, from documentary research (official and institutional sources) and from research in loco. The empirical material was obtained through direct, non-participatory observation and semi-structured interviews. The imbrications of chapters that make up this study make it possible to understand the path taken by the researcher during the investigation. The exposition of this research was organized in three chapters. At first, a historical clip is presented containing the main events that marked the evolution of EJA in Brazil, as well as the origin and structure of the Social Commerce Service (SESC) acting in this modality. The second chapter, besides presenting the main documents that direct the pedagogical and curricular organization of the SESC LER Project of Porto Nacional, exposes the concept of Education of the Pedagogical Proposal of the Project. Chapter three presents research in light of the pedagogical practice of the individuals that are the mediators of the teaching and learning process: the teachers and the pedagogical supervisor. The obtained results indicate that the investigated proposal does not meet the three cycles of schooling that correspond to the first five years of elementary school, restricting it to literacy, leaving the rest unattended. Regarding pedagogical practice, although it contains some problems, the Project holds positive aspects, among which stands out the effort that the supervisor and the teachers demonstrate toward developing an emancipatory, critical, and democratic education that is able to contribute to the transformation of society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAQUIA RABELO ROGERI ISAC.pdf: 1037535 bytes, checksum: 763acb06bd6065897beb2f6cd3af8b98 (MD5) Previous issue date: 2011-09-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4270/RAQUIA%20RABELO%20ROGERI%20ISAC.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectOrganização curricularpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEJAeng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.subjectCurricular organization, planningeng
dc.subjectPedagogical pracitceseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação de jovens e adultos: um estudo do projeto Sesc Lerpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUIA RABELO ROGERI ISAC.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.