Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeitão Neto, Nelson Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1176137003648188por
dc.contributor.advisor1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee1Barrio, Juan Bernardino Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496por
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:48Z-
dc.date.available2013-07-08-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationLEITÃO NETO, Nelson Batista. PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE OTTO PETERS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1077-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou investigar a proposta didático-pedagogica apresentada por Otto Peters , área da Educação à Distância (EAD), em suas obras A educação a Distância em transição (2004) e Didática do ensino a distância (2006) cujas reflexões têm fundamentado a compreensão e as discussões sobre essa modalidade de ensino. Peters em seus estudos, afirma ser adepto da auto-aprendizagem, pontuando que o aluno deve ter mais autonomia e liberdade dentro do processo educacional à distância. Ele foi um dos pioneiros na teorização em EAD. Preocupou-se em formalizar um conceito de educação, evidenciando a necessidade em organizar os métodos de ensino e aprendizagem para um novo modelo de ensino e aprendizagem que se utiliza de parâmetros diferenciados da educação tradicional. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica apresentou-se as principais características das compreensões do autor e refletiu-se sobre a importância da utilização das reflexões produzidas por este entre pesquisadores de nosso país. No decorrer da pesquisa outros autores foram utilizados como contribuição teórica para refletirmos sobre a história e as transformações apresentada por essa modalidade de ensino, tais como: Peters (2004, 2006), Belloni (2009), Moore (2007), Kearley (2007), Maron (2004), Oliveira (2008), Dias (2010), Leite (2010), Saraiva (1996), entre outros.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the pedagogical-didactic proposal presented by Otto Peters, a specialist in Distance Education (EAD), in his works A educação a Distância em transição (2004) e Didática do ensino a distância (2006) whose reflections have reasoned insights and discussions on this teaching modality.Peters in his studies, claims to be adept at self-learning, pointing out that students should have more autonomy and freedom within the distance education process.He was a pioneer in theorizing on EAD. Worried to formalize a concept of education, highlighting the need to organize the methods of teaching and learning to a new model of teaching and learning that uses different parameters of traditional education. In this research, a qualitative literature and presented the main features of the understandings of the author and reflected on the importance of using reflections produced by this among researchers of our country.During the research others have been used as a theoretical contribution to reflect on the history and the changes made by this mode of teaching, such as: Peters (2004, 2006), Belloni (2009), Moore (2007), Kearley (2007), Maron (2004), Oliveira (2008), Dias (2010), Leite (2010), Saraiva (1996), among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NELSON BATISTA LEITAO NETO.pdf: 508598 bytes, checksum: a1575e3156e9d2afee5ed7685f1bedd6 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4296/NELSON%20BATISTA%20LEITAO%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEADpor
dc.subjectEAD Tradicionalpor
dc.subjectEnsino Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectOtto Peterspor
dc.subjectEADeng
dc.subjectEAD Traditionaleng
dc.subjectOpen Educationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectOtto Peterseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePERSPECTIVAS TEÓRICAS DE OTTO PETERS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NELSON BATISTA LEITAO NETO.pdf496,68 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.