Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1078
Tipo do documento: Dissertação
Título: INFÂNCIA: IDADE DA (DES) RAZÃO OU TEMPO DE EXPERIÊNCIA?
Título(s) alternativo(s): Childhood: disability or time of experience?
Autor: Cezário, Maria Angélica 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Almeida, Marcela Toledo França de
Segundo membro da banca: Paiva, Wilson Alves de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir a infância a partir de um possível conceito de experiência em Jean-Jacques Rousseau no panorama de uma educação que favorece a construção de um homem mais autêntico e humanizado, aproximando-o do conceito de experiência em Walter Benjamin. Para isso, segue uma metodologia bibliográfica fazendo um diálogo com temas relacionados à infância, maternidade, experiência, Educação Infantil etc., referenciados em diversos autores. O primeiro capítulo destina-se a mostrar um pouco da história da infância, do brinquedo e das três principais correntes filosóficas que influenciaram a visão de criança e infância: platônica, agostiniana e cartesiana. O segundo capítulo apresenta os elementos fundamentais da educação negativa, formação humana e experiência rousseauniana nesta educação, a qual será a base para a formação da razão posteriormente, sobretudo nos três primeiros capítulos do livro Emílio ou Da Educação. O terceiro capítulo traz uma reflexão do conceito de experiência em Walter Benjamin para a construção de um homem que se posiciona frente os acontecimentos da vida sem banalizá-los, como o brinquedo pode servir de instrumento para a elaboração da experiência e construção da linguagem. Também é salientado em Giorgio Agamben a ideia da infância como o lugar primordial da experiência para a efetivação de um homem mais humanizado e que utiliza a linguagem para se constituir.
Abstract: This dissertation aims to reflect the childhood from a possible concept of experience in Jean-Jacques Rousseau panorama of a education that promotes the construction of a more authentic and compassionate man, approaching the concept of experience in Walter Benjamin. This follows a bibliographical methodology wich dialogues with topics related to childhood, experience, maternity, etc., early childhood education, referenced in several authors. The first chapter intendes to show a little bit of the history of childhood, and of the three main philosophical currents have influenced the vision children and childhood: platonic, augustinian and cartesianismo. The second chapter presents the basic elements of negative education human formation and the experience of this education, which will be the basis for the formation of the reason later particularly in the first three chapters of the book Emilio or Education. The third chapter brings a reflection of the experience concept in of Walter Benjamin studies, the construction of a man who stands outside the events of life without trivialize it, hoe the toy can serve as an instrument for the development of the experience and construction of the language. It is also pointed out in Giorgio Agamben the idea of childhood as the primary place to experience a man more humanized and that uses the language to build themself.
Palavras-chave: Infância
educação
experiência
Children
education
experience
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: CEZÁRIO, Maria Angélica. Childhood: disability or time of experience?. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1078
Data de defesa: 28-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ANGELICA CEZARIO.pdf897,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.