Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1079
Tipo do documento: Dissertação
Título: GESTÃO ESCOLAR E O PARADIGMA MULTIDIMENSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Autor: Arruda, Cleberson Pereira 
Primeiro orientador: Ventura, Paulo Roberto Veloso
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Rosa, Dalva Eterna Gonçalves
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação integrante à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontífice Universidade Católica de Goiás, resultante de uma pesquisa qualitativa, por meio da análise de conteúdo, a respeito do paradigma multidimensional da administração da Educação e dos Projetos de Gestão Escolar da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia- GO. O estudo visa elucidar reflexões a respeito da administração escolar, assim como analisar o paradigma multidimensional ensaiado e defendido por Sander (2007). A importância do estudo deste tema, gestão escolar, se mobiliza a partir das indagações sobre a maneira como a escolha do diretor da escola pública da educação básica pode influenciar na concepção e no desenvolvimento de uma gestão democrática e multidimensional, bem como da participação da comunidade escolar e local, nos debates e discussões acerca das questões que envolvem o cotidiano da escola. A importância deste estudo se justifica devido à sua relevância para a literatura, uma vez que vai dialogar nos campos empírico e teórico, com o ensaio proposto por Sander (2007). A questão norteadora do estudo é: há possibilidade de a gestão da escola pública ser alicerçada nas dimensões econômica, pedagógica, política e cultural numa perspectiva multidimensional, simultânea, interdisciplinar e transdisciplinar, conforme o paradigma proposto por Sander (2007)? O objeto desta investigação é a concepção de gestão escolar na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Goiás. O objetivo maior desta dissertação é contribuir para o debate a respeito da gestão escolar pautada nas multidimensões, quer sejam a relevância cultural, a efetividade política, a eficácia pedagógica e a eficiência econômica. As categorias de análise são as dimensões econômica, pedagógica, política e cultural na gestão escolar. A pesquisa desvelou que é possível uma gestão escolar se pautar nas multidimensões (cultural, política, pedagógica e econômica), mas deve partir da constituição do Projeto Político Pedagógico para galgar este objetivo.
Abstract: Dissertation integral to the state line of research, Educational Institutions and Policies, Program Graduate Education Pontiff Catholic University of Goiás, resulting from a qualitative study using content analysis, about the multidimensional paradigm of management education and Project Management of the Municipal School of Education Aparecida de Goiania, GO. It aims at bringing the reflection on the school administration, analyze the multidimensional paradigm tested and defended by Sander (2007). The importance of studying this topic, which is the school management, mobilizes from questions about how choosing the school principal public basic education can influence the design and development of a democratic and multi-dimensional as well as the school community participation and local debates and discussions on issues involving the school routine. Is also justified given the importance this study the relevance to the literature, since it will engage empirical and theoretical fields, with the test proposed by Sander (2007). The research problem is: there is a possibility of management of public schools is rooted in the economic, educational, political and cultural perspective multidimensional, simultaneous, interdisciplinary and transdisciplinary paradigm as proposed by Sander (2007) ¿. The object of this research is to design school management in Municipal Education Aparecida de Goiânia. The main objective of this dissertation is to contribute to the debate about school management guided in multiple dimensions, which are cultural relevance, effectiveness, political, pedagogical effectiveness and economic efficiency. The categories of analysis are scale economic, educational, political and cultural participation in school management. The research unveiled that the possibility of a school management be based on multiple dimensions (cultural, political, educational and economic), but must start from the constitution of Project Political this possibility.
Palavras-chave: Gestão escolar
paradigma multidimensional
Projeto Político Pedagógico
school management
multidimensional paradigm
political pedagogical project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ARRUDA, Cleberson Pereira. GESTÃO ESCOLAR E O PARADIGMA MULTIDIMENSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1079
Data de defesa: 14-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEBERSON PEREIRA ARRUDA.pdf692,03 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.